São Paulo, domingo, 26 de junho de 2011


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

LIVROS

Jogos treinam empreendedor a "sair da caixa"

Em cem testes, são abordados temas como gestão, finanças e inovação

RAQUEL BOCATO
EDITORA-ASSISTENTE DE NEGÓCIOS

Você tem ótimas ideias sobre artifícios promocionais para sua empresa de tapetes feitos de garrafas de plástico recicláveis. Um de seus investidores oferece um andar em um edifício empresarial por um ano, de graça, desde que elabore uma promoção para outra empresa, que vende e instala artigos de cozinha.
A pergunta é: o que é possível criar para divulgar bem esse empreendimento? Para chegar a um resultado, o leitor tem cinco minutos.
Essa é uma das cem questões de "Treine Seu Cérebro para Negócios", cuja proposta é mapear os pontos fortes e os fracos do empreendedor, colaborar para ampliar a visão de negócio e ajudar a aumentar a criatividade.
Dividida em três partes, voltadas a progresso, liderança e empreendedorismo, a obra traz, além de questões, diagramas e quadros em que são abordados temas como gestão de equipe, finanças da empresa e inovação.
Na prática, não há pesquisas sobre o retorno desse tipo de treinamento na condução da empresa. Mas as questões são criativas ""no mínimo, o empresário terá algumas horas de passatempo se não levar a obra tão a sério.
Quanto à resposta à pergunta ao lado, o autor dá indicações do que pode ser desenvolvido para promover a empresa de artigos de cozinha, como encher de produtos cada geladeira vendida.
Não há opção certa, contudo. O melhor é comparar com o que foi apresentado e verificar se era possível "sair da caixa" e elaborar opções mais viáveis e criativas.

EMPREENDEDORISMO
Treine Seu Cérebro para Negócios
Charles Phillips
Editora Ediouro
Quanto R$ 14,90 (143 págs.)

ADMINISTRAÇÃO
Drucker em 33 Lições
Peter F. Drucker
Editora Saraiva
Quanto R$ 49,90 (288 págs.)
A obra reúne 33 palestras e aulas de Peter Drucker, considerado um dos pais da administração. Política, cultura e educação entram na relação de temas abordados, ao lado de globalização e de considerações sobre o futuro das corporações.

TRAJETÓRIA
Chocolate Amargo
Gordon Ramsay
Editora BestSeller
Quanto R$ 29,90 (249 págs.)
O livro, que estará à venda no dia 8 de julho, traz a trajetória do chef, que teve infância pobre na Escócia e hoje é dono de uma rede de restaurantes que leva seu nome. Ramsay conta as dificuldades como empresário e sua forma de gestão.

CRÉDITO
Os 7 Passos para o Melhor Relacionamento Bancário
Fernando Blanco e Luiz Calado
Editora Saraiva
Quanto R$ 39 (120 págs.)
Em muitos bancos, pequenas empresas são sinônimo de risco quando o tema é crédito. Blanco e Calado elencam passos para que o empreendedor deixe transparecer a solidez do negócio e conquiste financiamento.

COMPETÊNCIA
O Livro do Líder Completo
Ricardo Piovan
Editora Reino Editorial
Quanto R$ 32 (190 págs.)
As respostas para qual o melhor estilo de liderança e como motivar um bom profissional que está acomodado são abordadas pelo consultor. A obra traz ainda testes e tarefas para que o leitor coloque em prática os conceitos apresentados.

GESTÃO
Management Não É o que Você Pensa
Henry Mintzberg, Bruce Ahlstrand e Joseph Lampel
Editora Bookman
Quanto R$ 48 (152 págs.)
Demissões são uma boa maneira de cortar custos, e estímulos financeiros favorecem o bom desempenho. Os dois conceitos são considerados mitos pelos autores, que, na obra, avaliam os principais erros de gestão.

FINANÇAS
Investimentos: Um Livro de Segredos e Conselhos
Martin Casals Iglesias
Editora Elsevier
Quanto R$ 39,90 (142 págs.)
O autor lança mão de metáforas para explorar conceitos de finanças. Além dos temas tradicionais, como risco, juros, planejamento e perdas, Iglesias mostra como as emoções podem influenciar os investimentos.


Texto Anterior: Foco é mapear perfil de candidato
Próximo Texto: Feira: Brindes ecológicos são destaque em evento
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.