São Paulo, domingo, 27 de junho de 2010


Próximo Texto | Índice

Governo quer estratégias para inovação nos APLs

Transferência de tecnologia é outra prioridade em arranjos produtivos locais

Daniel Marenco/Folhapress
Mario Antonio Zucarato reclama de omissão do corretor

RAQUEL BOCATO
DE SÃO PAULO

Foram dez anos de mapeamento e estímulo à formação dos conglomerados. Agora, os APLs (Arranjos Produtivos Locais) -agrupamentos de empresas com um mesmo foco, em uma mesma região- se direcionam para uma nova fase: a de inovação.
Diversos órgãos do governo federal, incluindo os ministérios do Desenvolvimento, do Planejamento, da Integração e das Relações Exteriores, percorreram quatro países europeus com lições em inovação para micro e pequenas empresas e APLs.
O resultado da missão técnica será divulgado em reunião nesta semana, na sede da Embrapa, em Brasília.
O diretor do Departamento de Fomento à Inovação do Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Marcos Vinícius de Souza, antecipou à Folha as conclusões da missão e as iniciativas que podem ser aplicadas aqui.
Inovação e transferência de tecnologia serão as tônicas do evento. A partir disso, a ideia é criar políticas públicas e incentivar o empresariado a conquistar espaço no Brasil e no exterior.
"A inovação é o grande diferencial [das empresas] hoje", diz Souza. Segundo ele, os empresários precisam se conscientizar de que a concorrência não é mais local.


Próximo Texto: Europa inspira políticas no país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.