São Paulo, domingo, 27 de julho de 2008


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feiras

Fisk diversifica serviços franqueados

Curso passa a oferecer português e informática e a ser "centro de ensino'; visual da marca foi renovado

ANDRÉ LOBATO
ENVIADO ESPECIAL À COSTA DO SAUÍPE (BA)

A rede de ensino de idiomas Fisk ampliou sua linha de atuação e passará a oferecer, neste semestre, aulas de português para brasileiros e informática, além de espanhol e inglês.
O logotipo da empresa foi refeito, e a descrição que o acompanha será "centro de ensino".
A justificativa das mudanças é fazer frente ao crescimento de rivais como o CNA, que fez recentes aquisições, e atender à demanda crescente da classe C.
Com 935 escolas da rede, 31 próprias e 105 no exterior, a Fisk teve em 2007 faturamento de R$ 620 milhões e, atualmente, conta com cerca de 500 mil alunos, segundo o executivo de marketing, Christian Ambro. Ele declara que a expectativa de crescimento em receita para 2008 é de "no mínimo 20%".
"Mas o carro-chefe continua sendo o inglês", ressalta o vice-presidente, Bruno Caravati.

Qualificação profissional
Segundo funcionários da Fisk e franqueados, a demanda pelas aulas de português foi sentida nas próprias escolas. Agora também focada nas classes C e D, a rede tem como objetivo oferecer aula de português para qualificação profissional.
"Quantas pessoas eliminamos porque o currículo tem erros de português?", reitera o presidente da fundação, Richard Fisk, que vive nos EUA e esteve no Brasil há duas semanas para participar do congresso internacional da rede.
A franqueada Elaine Cruz, de Santa Catarina, diz que a movimentação também se deve à concorrência com escolas de informática, que começaram a oferecer inglês. Apesar de aprovar a expansão dos negócios, ela não tem previsão de quando a adotará em sua unidade.


O jornalista viajou a convite da Fisk


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