São Paulo, domingo, 27 de dezembro de 2009


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Localização precisa oferecer facilidades e conquistar clientes novos e velhos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quem quer mudar de ponto comercial deve ficar atento: é quase impossível garantir que todos os clientes serão mantidos depois da mudança.
Uma boa estratégia de comunicação, no entanto, pode fazer com que a maioria mantenha-se fiel e que o novo endereço atraia mais consumidores.
Carlos Alvim, professor e consultor da Fundação Dom Cabral, aponta segurança, acesso fácil e lugar para estacionar o carro como pontos fundamentais na hora de escolher um novo imóvel.
A proximidade da localização anterior também deve ser considerada, assim como o perfil da clientela do novo local.
"Mudar para pontos muito distantes implica até alteração de posicionamento, público-alvo e conceito da marca", ressalta Gustavo Carrer, consultor do Sebrae-SP.
Além disso, é importante lembrar que mudar de lugar é mais fácil para uma empresa jovem do que para uma que tenha décadas no mesmo local, alerta Carrer.
O contrato de aluguel também merece atenção do empresário. "Alguns proprietários não permitem reformas nos imóveis ou só querem fazer contratos de curto prazo. Isso inviabiliza o negócio", acrescenta o consultor.


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