São Paulo, domingo, 28 de março de 2004


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CINEMA DITA APOSTAS DE LICENCIADORES

Setor de licenciamento aposta na exposição de personagens como Homem-Aranha e Shrek nos cinemas

"Heróis" alavancam venda de brinquedos

ROSANGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Bob Esponja, Garfield, Homem-Aranha, Scooby-Doo, Shrek e os personagens da Turma da Mônica estrelam longas-metragens que chegam às telonas no decorrer do ano. E, justamente por isso, são também as grandes estrelas da Feira Nacional de Brinquedos, que começa nesta terça-feira, no Expo Center Norte, em São Paulo.
A notícia esquenta o setor de licenciamento, já que personagens do cinema, em geral, alavancam as vendas de uma linha inteira de produtos, "especialmente quando são clássicos", ressalta Denis Barba, gerente de produtos da Maritel. Fabricante de bonecos da Disney, da Warner e de Mauricio de Sousa, a empresa aposta em "Shrek 2", que tem estréia prevista para 18 de junho.
Mas nem sempre o lucro é certo, pondera Paulo Benzatti, gerente de vendas da Gulliver, que importa bonecos e acessórios. Ele cita como exemplo as fracas vendas dos produtos ancorados no fortão Hulk, no ano passado. O motivo, explica, teria sido a proibição do filme para menores de 14 anos. Neste ano, o investimento será no "Homem-Aranha 2".
Synésio Batista da Costa, presidente da Abrinq (Associação Brasileira das Indústrias de Brinquedo), afirma que, hoje, 60% dos brinquedos estão associados a licenças. Durante a feira, 150 expositores vão mostrar cerca de 1.200 lançamentos. O setor estima um crescimento de 6% em 2004, que, se for alcançado, significará um faturamento de R$ 950 milhões.
E não há espaço só para grandes no setor. Segundo Wanira Salles, gerente de negócios da Francal, organizadora da feira, houve um aumento de cerca de 10% na participação de pequenos.
A pequena La Toy começou com 16 funcionários, em 1995, fabricando bonecos de látex. "Em 1999, tivemos um aumento de 40% na produção depois de fechar o primeiro contrato de licenciamento com os personagens da Turma da Xuxinha", conta Eduardo Brito, gerente comercial. Com 94 funcionários, a empresa trabalha com outras três marcas e produz 220 mil bonecos por mês.
A mesma sorte não teve a empresa Yama de Cosméticos quando fechou uma parceria com o apresentador Gugu Liberato, há três anos. ""Tínhamos de vender 1 milhão de sabonetes durante o ano para cumprir o contrato. Vendemos cerca de 200 mil e arcamos com o prejuízo", diz Paulo Yamamora, diretor de marketing.
A exibição na TV dos desenhos do dinossauro Barney e dos Cavaleiros do Zodíaco dá fôlego ao licenciamento desses personagens. "Estar na TV aberta aumenta o número de espectadores e fãs, o que facilita a venda do personagem para a indústria", diz Ana Kasmanas, diretora comercial da Exim/Character.


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