São Paulo, domingo, 28 de março de 2004


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Turma do jogador e personagens amazônicos são trunfos de Mauricio de Sousa para firmar parcerias

Craque Ronaldo será "irmão" da Mônica

Divulgação
O criador da Turma da Mônica irá licenciar a nova marca Os Amazônicos nos próximos meses


FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os Amazônicos e a Turma do Ronaldinho são as duas novas propriedades de Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica, que ganham projetos de licenciamento e serão apresentados nos próximos meses a empresas interessadas em estampar os personagens em seus produtos.
Depois de uma viagem à Amazônia e arredores, Sousa transformou em desenho crianças que vivem em comunidades ribeirinhas ou nas áreas dos seringueiros e até mesmo turistas da região.
Além dos segmentos tradicionais, o desenhista também está interessado em parcerias com produtores locais, visando principalmente à exportação -o artesanato brasileiro desperta interesse em outros países.
A Turma do Ronaldinho, cujos desenhos estão sendo guardados a sete chaves pelo autor, foi inspirada em Ronaldo, considerado o "fenômeno" do futebol brasileiro, que atualmente joga no Real Madrid. O lançamento dos personagens acontecerá simultaneamente no Brasil e na Espanha.
A nova turma será lançada primeiramente em quadrinhos e depois ganhará a TV e o cinema, como aconteceu com os personagens da Turma da Mônica.
""Cine Gibi", com a Turma da Mônica, o primeiro de uma série de longas que está nos planos de Sousa, será distribuído pela UIP e tem estréia prevista para julho.
As cenas e o logotipo do filme estão disponíveis para serem negociados em várias categorias de produtos. Os royalties variam de 1% a 3% para alimentos e de 8% a 12% em outras linhas.
Sousa programa lançar um longa-metragem a cada nove meses. ""Os filmes provocam maior exposição dos personagens e ajudam a aumentar as vendas da linha de produtos licenciados, além de incentivar a entrada de novas parcerias", afirma Mônica de Sousa, diretora comercial da marca.

Escolha certa
Pedro Bissoli, 40, diretor industrial da Multibrinq, diz que entrou no mercado de licenciamento em 1994 com o boneco do Senninha, impulsionando, com isso, a empresa a fazer outras parceiras.
""Licenciamos Mauricio de Sousa há nove anos, e a Mônica é a personagem que mais vende produtos. Outros personagens, como Anjinho e Horácio, não rendem nem a metade", observa.
Na linha ""Agarradinhos", a empresa tem 14 personagens da turma: Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali, Chico Bento e Rosinha e até os menos badalados Jotalhão, Sansão, Dalila, Bidu, Louco e Penadinho. ""Os dois últimos têm o menor volume de produção."


Texto Anterior: Cinema dita apostas de licenciadores: "Heróis" alavancam venda de brinquedos
Próximo Texto: Brinquedos artesanais educativos estréiam na feira
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.