São Paulo, domingo, 28 de julho de 2002


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Participar de eventos revela-se estratégia de marketing eficaz também para pequenas empresas

Feira fortalece exposição de marcas

Fernando Moraes/Folha Imagem
Flavio Alves, coordenador da Novos Talentos FC, lançou sua escolinha de futebol em feira


MIRELLA DOMENICH
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Que a estratégia das companhias tem de estar alinhada com seu programa de marketing, os empresários já sabem. Mas só de alguns anos para cá a participação em feiras tem sido mais utilizada nas empresas com essa finalidade.
Atentos a isso, associações e órgãos governamentais vêm dando mais apoio às micro e às pequenas empresas (confira na pág. 3). "A presença em feiras é uma das mais eficazes ferramentas de marketing para companhias de porte reduzido", afirma a coordenadora de Feiras de Negócios do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), Monica Petrow.
"O evento é uma oportunidade de conquistar novos clientes, de se aproximar de futuros representantes comerciais e de lançar produtos para empresas interessadas em um segmento específico", diz.
Seguindo esse caminho, o empresário Flavio Alves, 41, coordenador da Novos Talentos FC, resolveu lançar sua escolinha de futebol na Sport Expo 2002. "Aproveitamos porque o evento reúne em um único lugar pessoas que gostam do esporte", conta.

Estratégia
Já o empresário Michel Ayob, 33, representante da marca de artefatos esportivos alemães Uhlsport no Brasil, apostou em 2002 para expor em eventos. "Acreditamos no crescimento do mercado e estou otimista com o resultado das feiras", diz ele, que desembolsou R$ 10 mil numa de calçados e R$ 20 mil numa de esportes.
Para a participação em uma feira ser bem-sucedida, há alguns critérios a serem seguidos. Segundo o diretor da Ubrafe (União Brasileira dos Promotores de Feiras), Armando Arruda, o período pré-feira varia de quatro a seis meses. Não há um valor estimado de quanto uma empresa deve gastar em um evento.
O preço do metro quadrado de um estande varia, em média, de R$ 200 a R$ 600, dependendo do tipo de feira, da promotora e do local em que será realizada.
"Não é preciso um alto investimento se a participação for bem pensada", diz o diretor-superintendente da Alcantara Machado Feiras de Negócios, José Rafael Guagliardi. "Saber informar o visitante é fundamental."
A Federação Européia de Organizadores de Feiras e Exposições afirma que 50% do sucesso das empresas em uma feira depende de seu pessoal. "Não adianta ter uma moça bonita no estande se ela não souber dar informações do produto", diz a coordenadora da Akademie Messe Frankfurt no Brasil (divisão da organizadora de feiras alemã), Monika Arnold.



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