São Paulo, domingo, 28 de julho de 2002


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FEIRA

Apex, MRE e Sebrae incentivam participação em feiras, setor que movimenta R$ 37 milhões ao ano

Programas "guiam" empresa ao estande

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O mercado de eventos registra um crescimento considerável em dez anos: o número total de feiras deste ano é 268% maior que em 1992. Até dezembro, mais de 60 exposições serão realizadas apenas pelos associados à Ubrafe.
Segundo pesquisa divulgada na última terça-feira pelo Sebrae, são mais de 330 mil eventos por ano no país, entre feiras, congressos e convenções, que movimentam R$ 37 milhões, ou 3,1% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional.
Para auxiliar os pequenos a marcar presença, entidades e órgãos como Sebrae, Apex (Agência de Promoção de Exportações), MRE (Ministério de Relações Exteriores) e secretarias do governo arcam com parte dos custos e dão orientação estratégica prévia.
Depois de encaminhar o pedido para o Sebrae-SP, por exemplo, o empresário, se aprovado, passa por um processo de capacitação. A empresa recebe subsídio de 40% para a participação consorciada: um estande grande é dividido em vários miniestandes, para diversos microempresários.

Turbinada
Para a Francal (Feira de Calçados), realizada em julho em São Paulo, a Secretaria de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul trouxe 13 empresas. "Investi R$ 1.200 e vendi mais de um mês de produção", diz Jairo de Andrade, 66, dono da Casquinha Enfeites para Calçados, que experimentou a participação consorciada.
A Apex e o MRE têm programas de fomento de participação de empresas em feiras no exterior. A Apex aceita apenas projetos encaminhados por entidades.(MD)


Apex: www.apexbrasil.com.br; MRE: 0/xx/61/223-2055; Sebrae-SP: 0/xx/11/3177-4748 ou 3177-4751.



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