São Paulo, domingo, 28 de julho de 2002


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FEIRA

Cerca de 250 expositores vão oferecer equipamentos, opções de franquia e cursos de capacitação

Salão agrupa mil idéias para investir

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Quem pensa em abrir ou incrementar seu empreendimento terá a oportunidade de conferir mais de mil idéias no 11º Salão de Novos Negócios, que começa nesta terça-feira (dia 30) em São Paulo.
O evento vai contar com cerca de 250 expositores. A edição do ano passado gerou em torno de 20 mil contratos fechados, segundo cálculo dos organizadores.
"Há sugestões para quem quer investir a partir de R$ 100 no projeto", diz Clélia Iwaki, coordenadora de novos negócios do salão.
Assim, quem pretende se capacitar para tocar um empreendimento próprio terá chance de fazer cursos como os de artesanato, montagem de calçados, confecção de lembrancinhas, estética facial e massoterapia. Ao todo, serão mais de 50 alternativas, com média de custo de R$ 100.
Já aos empresários que querem "turbinar" seu negócio, Iwaki aponta uma gama de equipamentos. "Há alguns anos, a maioria das máquinas se concentrava na área de alimentação, mas hoje a oferta é mais diversificada."
Na faixa de R$ 2.000 a R$ 15 mil, ela destaca aparatos como máquinas para fabricar bijuterias, tijolos "ecológicos" e embalagens, além de carrinhos de alimentos.
Para os dispostos a investir valores acima de R$ 15 mil, haverá, além de equipamentos mais caros -como os de personalização de embalagens-, algumas opções de franquia, especialmente na área de ensino de informática.
Também participam do evento o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, que vão disponibilizar suas linhas de crédito para consulta àqueles que precisam tomar um certo fôlego financeiro.

Auto-análise
Para Manfredo Arkchimor Paes, 54, consultor de administração geral do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), uma visita a feiras ajuda a identificar oportunidades.
Mas só recomenda fechar negócio aos que já localizaram uma brecha de atuação e pesquisaram desde vocação até concorrência.
"Quem ainda não tem tudo isso consolidado pode aproveitar o evento para formar contatos, conhecer produtos e fornecedores e informar sobre o mercado."
Iwaki acrescenta que à visita deve ser adicionada uma dose de auto-análise. "Uma condição para que o investimento dê certo é que o empreendedor deixe de lado a impulsividade e veja se o perfil do negócio é compatível com o dele."
(BRUNA MARTINS FONTES)


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