São Paulo, domingo, 28 de novembro de 2010


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Fim de ano aquecido pede preparo

Aumento de 8% nas vendas deve ser impulso para reter cliente novo

Filipe Redondo/Folhapress
Sandra Roque carrega alguns kits de presentes de sua loja

MARCOS DE VASCONCELLOS
DE SÃO PAULO

Falta menos de um mês para o Natal, mas o comerciante que não preparou seu negócio para essa época ainda tem tempo de correr para aumentar suas vendas.
Até quem já se organizou deve redobrar a atenção para aumentar os lucros nesse período. O IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo) divulgou na última quarta expectativa de aumento de 7,7% nas vendas de dezembro de 2010 em relação ao mesmo mês do ano passado.
Para o presidente do conselho do Provar (Programa de Administração de Varejo), Claudio Felisoni, o crescimento vai aumentar a participação das pequenas lojas no mercado. Para ele, isso será possível com o aumento do poder de compra.
Com o mercado aquecido, vender mais é quase uma certeza de final de ano. O consultor do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Gustavo Carrer frisa que o alvo não deve ser só vender, mas, sim, fazer com que os clientes voltem à loja ao longo de 2011.
Uma das alternativas apontadas pelo especialista é buscar distribuidores e abastecer-se de itens para fazer um "saldão" em janeiro.
Outra orientação de Carrer é ter opções de presentes já prontos, que ajudem os consumidores a escolher sem demora. Muitos deles chegam às lojas pela primeira vez nessa época do ano e não têm muito conhecimento sobre os produtos oferecidos.
Foi o que fez Sandra Roque, dona de um ateliê que leva seu nome. A empresária criou kits com camisetas em uma sacola de praia como uma opção de lembrança de baixo custo -o conjunto custa menos de R$ 50.
"Notei que, quando o cliente chega aqui dizendo que pretende comprar um presente, não adianta oferecer coisas muito acima de R$ 50, a não ser que seja para uma pessoa muito próxima", orienta a empreendedora.


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