São Paulo, domingo, 29 de abril de 2007


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Empresário deve investir em pesquisa e "conexão emocional" para fidelizar

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Saber como os consumidores que vão às compras nos supermercados se comportam é a forma mais eficaz de conseguir satisfazê-los, diz o diretor da Nielsen João Carlos Lazzarini.
É essa uma das armas dos pequenos empresários para fazer frente à chegada dos grandes.
"Os níveis socioeconômicos não dizem tudo. É preciso conhecer os hábitos do cliente."
E exemplifica, com base em um estudo sobre consumidores de supermercado, feito por ele em 8.700 lares no fim de 2006: jovens buscam artigos com o menor preço. Adultos exigem diversidade de marcas.
O diretor sênior de pesquisa da consultoria americana de marketing Olson Zaltman, Josiah Foster, acrescenta ser preciso estabelecer uma "conexão emocional" com esse cliente.
Por isso, diz, é fundamental investir em treinamento da equipe. "Em sua interação com o funcionário, [o cliente] gera uma conexão emocional com a loja", considera.


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