São Paulo, domingo, 29 de maio de 2011


Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Grandes ensinam gestão a pequenos fornecedores

Para atender à alta demanda, empresas de maior porte oferecem capacitação

Com o aquecimento da economia, companhias de grande porte deram início a programas de capacitação de fornecedores ""em geral, micro e pequenas empresas.
O intuito das corporações é estar em sinergia com os fornecedores. Oferecer cursos é uma das maneiras de garantir a entrega de produtos e de serviços no prazo, evitando atrasos na produção.
A qualificação é feita por intermédio de instituições de ensino ou pelos próprios gestores das companhias.
Na Vale, 60% dos fornecedores são micro e pequenas empresas. Para capacitá-los, a mineradora criou, em 2008, o projeto Inove, plataforma de educação on-line. As aulas são oferecidas a todos os parceiros, que têm de pagar mensalidades a partir de R$ 26,90 por aluno. Há cursos oferecidos em conjunto com a Universidade Harvard.

ALUNO CORPORATIVO
Atender à alta demanda da companhia é o principal desafio dos fornecedores, aponta Leonardo Couto, gerente de gestão e fornecedores da Vale. A partir de agosto, a empresa vai investir mais de R$ 7 milhões na capacitação de micro e pequenas empresas, adiantou Couto à Folha.
A empresária Ana Cristina Lacerda, 39, foi uma das alunas desse programa. Dona da agência de comunicação Planet, no Pará, ela pagou o curso para 30 funcionários.
"Temos pouca estrutura aqui, e essa foi uma das raras oportunidades para aprimorar o trabalho e fornecer serviços de qualidade", afirma.
Diferentemente da Vale, a Odebrecht não tem projeto estruturado para capacitação de fornecedores ""53% deles de micro e pequeno portes. Contudo, oferece consultoria pessoalmente e por telefone.
"A cadeia dos fornecedores está totalmente ligada à nossa. Um atraso pode comprometer a entrega de empreendimentos", analisa Mauro Rehm, gerente da Olex, empresa do Grupo Odebrecht.
Fernando Antônio Forgerini, presidente da Metrowatt Comércio e Manutenção, de manutenção de medidores de energia, participou de curso para fornecedores pago pela distribuidora CPFL Energia.
"Aumentamos a gama de clientes em 20% e aprendemos a conduzir melhor nossos processos internos."

Próximo Texto: Experiência determina sucesso
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.