São Paulo, domingo, 29 de junho de 2008


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BOM CAIMENTO

Vitrine bagunçada afugenta clientela

Harmonia e iluminação ajudam a chamar a atenção do consumidor

DA REPORTAGEM LOCAL

Assim como o vendedor atencioso pouco atrai o consumidor, o mesmo acontece com a vitrine organizada. O estudo da Felisoni & Associados e do Provar indica que apenas 2% dos consumidores consideram a vitrine atraente o fator mais importante na escolha da loja.
Entretanto, se a vitrine está desarrumada, 77,2% dos entrevistados dizem que nunca ou poucas vezes entram na loja.
"Esse é um fator muito importante de rejeição do estabelecimento, e o varejista deve estar atento", alerta Patrícia Vance, da Felisoni & Associados.
Além de causar impacto no consumidor, a vitrine deve obedecer ao propósito da marca, de acordo com a consultora Heloísa Omine, presidente do conselho consultivo do Popai (assessoria internacional de marketing no ponto-de-venda).
"Se a loja está em promoção, deve mostrar a disponibilidade dos produtos, mas, se quer passar a idéia de exclusividade, deve colocar poucos itens", diz.
Para chamar a atenção do cliente, vale instalar pequenos canhões de luz para destacar as apostas do lojista, além de uma iluminação diferenciada no fundo, para dar profundidade, enumera Roni Rodrigues de Almeida, do Senac-SP.

Colírio
Mas não é apenas a vitrine que precisa estar em ordem. No interior da loja, o consumidor deve encontrar o produto exposto com outros atrativos.
"É importante mostrar como aquela calça ou aquele casaco pode ser usado em várias ocasiões. Isso potencializa a compra", diz Heloísa Omine.
Na Espaço Grife Store, de moda feminina, por exemplo, as clientes encontram diferentes composições de roupa. "Como somos uma multimarcas, apresentamos diversas opções de vestuário ao cliente e mudamos a vitrine quase diariamente", conta a proprietária, Tatiana Mallmann.
O estabelecimento pode ter dois pontos a seu favor: é uma loja de rua -preferência de 64,4% dos consumidores, segundo o estudo da Felisoni & Associados e do Provar- e está agora com produtos em promoção, ocasião em que 51,5% dos consumidores dizem que sempre ou muitas vezes compram algo.

Tendências
Ao lado da bela vitrine e das promoções, o varejista deve estar a par das tendências da moda para fidelizar o cliente. No verão de 2009, elas chegam bem democráticas, segundo Luciane Robic, 43, diretora de marketing do Instituto Brasileiro da Moda.
"Cores fortes, como pink, amarelão e ouro velho, estão em alta. Há muitas flores e desenhos geométricos. Os tecidos são leves e soltos."
Veja ao lado alguns destaques da São Paulo Fashion Week, que terminou na semana passada. (MCN)


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