São Paulo, domingo, 29 de junho de 2008


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOAS PRÁTICAS

Dicas para melhorar o desempenho do vendedor

Tenha bom senso. Não seja invasivo nem omisso. Deve-se abordar o cliente discretamente

Perceba o perfil do seu cliente: se ele é introvertido e fala baixo, não o atropele com sugestões

Faça um inventário das características do consumidor. Quando ele sair da loja, escreva qual foi o comportamento da pessoa e quais táticas foram usadas para efetuar a venda

Conheça todos os produtos da loja para oferecer mais opções ao consumidor

Seja objetivo. Pergunte ao consumidor se ele busca algo específico. Isso fará com que o cliente lhe diga o que procura

Sugestão de leitura: "O corpo fala", de Pierre Weil e Roland Tompakow, editora Vozes, R$ 29,90 (288 págs.)


Fontes: Roni Rodrigues de Almeida, consultor e professor dos cursos de vendas e negócios do Senac-SP, e Claudio Czapski, superintendente do ECR Brasil


Texto Anterior: Bom caimento: Vendedor pouco preparado prejudica maioria das vendas
Próximo Texto: Vitrine bagunçada afugenta clientela
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.