São Paulo, domingo, 29 de setembro de 2002


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Preço varia de acordo com lucro

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Há muitas formas de calcular o valor real de um negócio instalado, dependendo do segmento de atuação e do porte da empresa.
A maneira mais usual é multiplicar a média de faturamento dos últimos 12 meses da companhia por sete ou oito, diz o corretor José Alberto Fernandes, que atua há mais de 20 anos na venda de pontos comerciais.
Mas o método pode enganar. "Há empresas que faturam R$ 100 mil por mês, mas gastam R$ 95 mil para tanto -tendo lucro real de R$ 5.000. Outras faturam R$ 15 mil e gastam R$ 5.000, tendo lucro de R$ 10 mil", explica o consultor Gilberto Rose, do Sebrae-SP.
Segundo ele, os cálculos devem ser feitos com base no lucro.
Definido o preço, chega a vez da forma de pagamento. O comprador pode adiantar até 50% de entrada e parcelar o restante ao longo de três ou quatro anos ou então condicionar as parcelas a um percentual do seu faturamento.


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