São Paulo, domingo, 29 de outubro de 2006


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

cursos

Programa debate gestão aqui e nos Estados Unidos

Renato Stockler/Folha Imagem
Discussão de caso apresentada aos alunos por Julian Lange


CÁSSIO AOQUI
EDITOR-ASSISTENTE DE NEGÓCIOS

Reflexão e "networking" são os maiores benefícios do Programa Internacional de Desenvolvimento de (Intra) Empreendedores, Executivos e Acionistas, desenvolvido pela BI Social Quaresma em parceria com a norte-americana Babson College.
Voltado a executivos, proprietários e investidores de companhias de pequeno e médio portes, o curso aborda temas como inovação, intra-empreendedorismo, gestão de riqueza familiar ("family office"), crescimento rápido e governança corporativa.
O formato do programa é um dos destaques: realizado em regime de imersão -são três dias de aulas inteiros e debates-, utiliza a metodologia de discussão de casos, bastante comum em universidades dos EUA.
Há dois módulos independentes: o nacional e o internacional, na sede da Babson Executive Education, em Boston -a próxima turma se reunirá no fim de novembro.
Entre os instrutores do módulo no Brasil estavam Dorothy Nebel de Mello e Stefan Burstin, da Nebel & Mello, que abordaram a continuidade de empresas familiares, e Carlos Alberto Franco, especialista em intra-empreendedorismo. Houve, ainda, depoimento do sócio da Spoleto Eduardo Ourivio.
Porém os holofotes apontavam para as aulas de Julian Lange, professor da Babson College, uma das principais referências mundiais no tema empreendedorismo.
Por meio de discussão de casos, Lange debateu formas de gestão e acertos e erros de corporações norte-americanas, como a Polaroid.
Cabe aqui uma ressalva: embora a apresentação tenha sido o ápice do curso, o aproveitamento teria sido superior se fossem aplicados também casos brasileiros. Ainda assim, os empresários mostraram interesse nos debates, requisito essencial para o andamento do programa e para sua aplicabilidade.
Vale destacar que os módulos não são desenhados de modo a contemplar os microempresários, a linha mestra do programa é baseada na solução de casos cuja ocorrência é mais provável em firmas de estrutura mediana.

O jornalista participou do módulo nacional a convite da BI Social Quaresma
Programa Internacional de Desenvolvimento de (Intra) Empreendedores, Executivos e Acionistas - BI Social Quaresma Informações: www.bisocialempreendedorismo.com.br ou 0/xx/11/5502-6766


Texto Anterior: Gestão - tecnologia: Por R$ 350, firmas oferecem conexão à internet sem fio
Próximo Texto: Conectados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.