São Paulo, domingo, 30 de janeiro de 2011


Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mercado de audiovisual tem crescimento recorde

Curta metragens e produções para a TV são filão para pequenas empresas

JORDANA VIOTTO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O ano de 2010 pode ser visto como o da consolidação do setor de produção audiovisual, a começar pelo cinema.
As 71 produções brasileiras lançadas no período arrecadaram R$ 211 milhões nas bilheterias -crescimento de 60% em comparação com os R$ 132 milhões obtidos no ano anterior, de acordo com dados da Ancine (Agência Nacional do Cinema).
"Tropa de Elite 2" liderou o ranking e impulsionou a marca, a maior desde 1995.
"Este ano deve ser melhor", estima o diretor-presidente da Conspiração Filmes, Pedro Buarque de Hollanda.
A produtora faturou R$ 84 milhões no ano passado, 30% a mais do que em 2009.
Negócios de menor porte também cresceram. É o caso da Black Maria, que ampliou o faturamento em 30% e alcançou R$ 12 milhões.
A empresa começou há dez anos na área de publicidade e há cinco ingressou no cinema, com curta metragens. "Em agosto de 2011, lançamos o primeiro longa", adianta Afonso Poyart, 32, sócio da Black Maria, sobre o filme "Dois Coelhos", previsto para estrear em 120 salas.
Mas a grande aposta do mercado para 2011 está na televisão. Um dos motivos é o movimento dos canais por assinatura, que ano a ano têm aumentado a inserção de produções nacionais independentes em sua grade.
Há também a expectativa da aprovação de um projeto de lei complementar que cria cotas de programação nacional nos canais pagos.


Próximo Texto: Público e produção aumentam
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.