São Paulo, domingo, 30 de janeiro de 2011


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Público e produção aumentam

Constância de lançamentos e economia aquecida abrem espaço para micro e pequenas empresas

Paula Giolito/Folhapress
O sócio da Dínamo Eduardo Cama exibe troféus conquistados em festival de publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O crescimento da economia é um dos fatores que contribuem para a expansão do mercado audiovisual.
"Pessoas que não tinham acesso ao cinema hoje frequentam as salas", diz Samy Dana, professor da FGV-SP (Fundação Getulio Vargas).
Outro elemento é a constância dos lançamentos.
Se até 2000 a média era de 20 filmes brasileiros por ano, desde 2007 é de cerca de 70. Esse volume faz com que o cinema se consolide, na avaliação da sócia da produtora O2 Andrea Barata Ribeiro.
A empresária aponta também a melhora da qualidade dos projetos como atrativo do público para as salas.
A ampliação do mercado abre espaço para pequenas produtoras, dizem especialistas ouvidos pela Folha.
Uma delas é a Matizar. A empresa, responsável por filmes como "Jogo de Cena" (2007) e "Cildo" (2010), fez uma série para a TV no ano passado e vai lançar duas coletâneas sobre arte em DVD .
As micro, pequenas e médias empresas também têm espaço para crescer na publicidade. É dessa área que vieram 80% dos R$ 22 milhões de faturamento obtidos no ano passado pela Dínamo.
"Estamos contratando diretores e investindo em parcerias no mercado internacional", destaca o sócio da produtora Eduardo Cama.
Para o professor do curso de pós-graduação em produção executiva e gestão da televisão da Faap (Fundação Armando Álvares Penteado) André Mermelstein a economia aquecida estimula o mercado de publicidade.
O segmento de produção audiovisual -principalmente o da publicidade- deve ganhar mais dois estímulos: a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 no Brasil.


Texto Anterior: Mercado de audiovisual tem crescimento recorde
Próximo Texto: Concorrência acirrada requer controle maior
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.