São Paulo, domingo, 30 de maio de 2004


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Berço" não é único fator de motivação

DA REPORTAGEM LOCAL

O desejo de se tornar empreendedor não acomete apenas os que trouxeram essa lição do berço. Uma enquete realizada pelo Laboratório de Negócios SSJ com exclusividade para a Folha aponta que, de um total de 321 entrevistados, 36,5% declararam que gostariam de se tornar empreendedores (29% do total eram filhos de pai e/ou mãe empresários).
O número de interessados em empreender supera, por exemplo, o dos que manifestaram a intenção de se tornar executivos (24%).
Homens, segundo o estudo, têm maior interesse em entrar no ramo empresarial -entre os que manifestaram ter essa vontade, 63,5% eram do sexo masculino.
No que diz respeito à captação de investimento inicial, só 7,5% apontaram o dinheiro dos pais como possível fonte -emplacar o negócio com recursos próprios é a vontade de 46,7%, enquanto 12,9% apontam um sócio-investidor como solução.
Um indicativo de que o interesse pelo empreendedorismo vem se popularizando na fatia juvenil da população brasileira é o surgimento de grupos de discussão formado por jovens empresários.
Eles promovem encontros regulares em que abordam temas pertinentes às iniciativas empresariais, além de promover seminários e congressos anuais.
Para quem quer aumentar sua rede de contatos e até mesmo captar eventuais parceiros, freqüentar esses grupos pode ser um atalho. A maior parte deles é ligada à Conaje (Confederação Nacional dos Jovens Empresários, www.conaje.com.br).
Em São Paulo, há reuniões conduzidas pelo FJE-ACSP, Fórum de Jovens Empreendedores da Associação Comercial de São Paulo (www.fjeacsp.com.br).


Texto Anterior: Lição de casa: Filhos de "gigantes" saem pela tangente
Próximo Texto: Lição de casa: Empresa do pai é etapa experimental
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.