São Paulo, domingo, 30 de outubro de 2005


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EM FOCO - DIREITO

Empresas como a Tonoforum e a Law Soft crescem ao apostar em solução tecnológica para advogados

Área jurídica é bom filão para inovadores

JÚLIA ZILLIG
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Desenvolver serviços com soluções inovadoras para um público tradicionalmente conservador e resistente a avanços tecnológicos -o de advogados e profissionais de departamentos jurídicos de empresas. Esse foi o desafio a que se propuseram duas empresas da área de consultoria e tecnologia, a Tonoforum.com.br e a Law Soft.
Criada há apenas oito meses por Guilherme Miranda e Fernando Benini, administradores de empresas formados pela Fundação Getulio Vargas, a Tonoforum surgiu de uma constatação dos empreendedores, que também são graduandos em direito: a de que os advogados perdem muito tempo em rotinas operacionais, como na consulta a processos jurídicos em diversos fóruns de São Paulo.
Com isso, a empresa criou um sistema que permite ao profissional fazer suas consultas on-line. "Temos uma equipe de dez estagiários de direito que se deslocam ao fórum e fazem a digitalização dos processos, conforme as solicitações de nossos clientes. Num prazo entre duas e 24 horas, o advogado acessa o processo em nosso sistema, que funciona de forma semelhante a um internet banking", relata Miranda.
Os empresários buscaram a ajuda de acadêmicos e de advogados para moldar o serviço de acordo com as necessidades do mercado. Foi feito um investimento de R$ 20 mil para operacionalizar o programa de banco de dados.
Um dos diferenciais da Tonoforum é a infra-estrutura enxuta. "Somos uma empresa pequena que opera com baixo custo e com um serviço oferecido a preços vantajosos", ressalta Miranda. Em funcionamento desde janeiro deste ano, a Tonoforum tem registrado crescimento constante. "Hoje temos 60 clientes, entre fixos e temporários", destaca o empreendedor. A expectativa é a de que, até dezembro, sejam conquistados outros 20 clientes.

Gerenciamento
Uma pesquisa feita para a Law Soft apontou que mais de 30% dos pequenos escritórios e 33% das demais firmas desconhecem a existência de softwares para gerenciamento de atividades jurídicas. Aproveitando essa oportunidade, a empresa desenvolveu o software Law Office, que integra escritórios de advocacia e departamentos de empresas em tempo real. "Ambos ainda estão nos anos 80, sem qualquer software de gerenciamento", avalia Bento Ribeiro, diretor-geral da empresa, fundada há dois anos e meio.
O programa permite que o advogado faça não somente o gerenciamento de processos mas também o controle de informações sobre reembolsos, cadastros de funcionários, emissões de fatura e também controle de pagamentos. A Law Soft investiu cerca de R$ 1 milhão no desenvolvimento do software e R$ 480 mil em contratação de profissionais, ações de marketing e estrutura de suporte aos clientes usuários. Em um ano e meio de vida, a empresa cresceu 76%, e a previsão para 2005 é superar 2004 em 131%.
Porém, mesmo com a expertise de um dos sócios, que é advogado, a firma não deixou de enfrentar dificuldades. "O mercado de advocacia é conservador. Mas, com o aumento da concorrência, será preciso trabalhar com mais agilidade", acrescenta Ribeiro.
Na avaliação do consultor jurídico do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Cláudio Vallim, trata-se de um setor promissor. "Só em São Paulo, há 200 mil advogados, que vivem envolvidos com a elaboração de pareceres e mandados de segurança e que precisam de ferramentas eficazes. No entanto, exigem serviços confiáveis, e, por isso, o empresário deve remar contra a maré para driblar o conservadorismo", diz.


Contatos: Tonoforum (www.tono forum.com.br); Law Soft (www. lawsoft.com.br)"


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