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São Paulo, domingo, 30 de novembro de 2003


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PÓS-VENDA

Treinamento tem espaço e aceitação

DA REPORTAGEM LOCAL

Entre as opções gratuitas de serviços pós-venda para o cliente, a oferta de treinamento é uma das bem recebidas. Foi nela que apostou a rede de concessionárias Vocal, com seis lojas no Estado de São Paulo, que comercializa caminhões da marca Volvo.
"Ainda que o produto da casa seja bom, o trabalho que acompanha a venda tem um impacto fundamental na aceitação", comenta Hélio Mário dos Santos Vieira, 42, gerente de pós-venda do grupo.
Além de contar com uma rede de assistência que funciona 24 horas, a Vocal criou um serviço de orientação técnica batizado de Direção Econômica -nele, um técnico da rede acompanha o consumidor em sua primeira saída com o caminhão e o ensina a dirigir economizando combustível.
Na OKI Data, fabricante de impressoras, a orientação também é a arma para impressionar o cliente após a venda. A visita técnica não tem tempo predeterminado e visa esclarecer todas as possíveis dúvidas que o usuário tenha sobre o equipamento adquirido.
"O profissional faz a instalação da impressora e demonstra como utilizá-la corretamente. Também ensina como trocar os cartuchos de tinta e como fazer a limpeza da máquina. Isso reforça a impressão de que a marca é confiável", observa Márcia Martin Ferreira, 35, gerente de marketing.
Na ACN Comercial, representante exclusiva dos cafés Illy no Brasil, a entrega do produto aos donos de restaurante é considerada "apenas metade do trabalho".
"Damos um treinamento a toda a equipe envolvida no preparo do café expresso -do profissional de cozinha ao garçom, que aprende como servi-lo", relata o diretor comercial Lauro Bastos.
Para ele, o pós-venda agrega valor à marca e garante que a qualidade do produto seja preservada. Além, é claro, de cativar os compradores. "Costumamos carregar nossos clientes "no colo'", define.
Bastos revela que 30% do quadro da empresa está hoje focado nos serviços pós-venda. "É uma das prioridades", ressalta.


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