São Paulo, domingo, 30 de dezembro de 2007


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

José Saramago

Ensaio sobre a Cegueira

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Apesar de a obra "Ensaio sobre a Cegueira" não ser um texto fácil de ler, o empresário que chegar até a última página será bem recompensado. O livro, escrito pelo português José Saramago e publicado em 1995, traz boas lições sobre liderança.
Saber conduzir as pessoas é característica das mais fundamentais para sobreviver na cidade em que sepassa ahistória.
Parte da população contrai repentinamente uma cegueira misteriosa e então fica de quarentena forçada em um hospício.
Os soldados de prontidão do lado de fora vão garantir que eles não saiam e, assim, contaminemos outros cidadãos.
Quanto mais tempo se passa no hospício, mais a situação se complica. A alimentação, a higiene e a moral vão, pouco a pouco, tornando-se motivo para discussões e conflitos. Já que o Estado falha emcuidar desses indivíduos, eles têm de aprender a se virar sozinhos.
É nesse contexto que alguns dos infectados, quenão têm nome, reúnem-se em torno da figura da esposa do médico. Ela desempenhaopapelde líder.
Sua liderança é acidental e se deve principalmente ao fato de que ela é a única pessoaquenão está cega -implicitamente, uma sugestão de que o líder deve terhabilidades especiais.
Como grupo, as pessoas no hospício conseguem sobreviver dividindo tarefas, solucionando crises e, se preciso, enfrentando grupos concorrentes. Mas a sobrevivência se torna mais difícil quando eles conseguem deixar o hospício e, chegando ao "mundo exterior", descobremque todos na cidade estão cegos. As ruas estão repletas de cadáveres e de lixo, e a ordemsocial, destruída.
A obra de Saramago fala, principalmente, sobre valores de humanidade e comomantêlos em situações adversas.
Mas também é possível aprender, pela leitura, a importância de ter um bom planejamento e ser um líder competente, com o grupo unido.


Ensaio sobre a Cegueira
JOSÉ SARAMAGO
Editora:
Companhia das Letras
Quanto: R$ 42,50 (312 págs.)


Texto Anterior: Livros ensinam nas entrelinhas
Próximo Texto: Por que ler?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.