São Paulo, domingo, 31 de maio de 2009 |
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MISTURA EMPRESA UNE ATACADO COM PRÁTICA DE COMÉRCIO JUSTO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA A estratégia da empresa Tekoha, de Henrique Bussacos, 29, é montar uma rede de comunidades ligadas a projetos sociais e articular as criações para desenvolver produtos em escala que atendam principalmente o mercado corporativo. Segundo ele, a exigência de 50% do valor final do produto para as comunidades (norma do comércio justo) impossibilita o negócio. Na outra ponta, as margens altas do mercado de artesanato não distribuem renda pois pagam pouco às comunidades. A solução foi mesclar práticas. A Tekoha foca na comercialização e na distribuição e informa como chegou ao preço final, discernindo os custos com transporte, impostos, embalagens e seu percentual e o da comunidade. "Tira um pouco a "bombada" na margem do produto", diz Bussacos a respeito do efeito da sua política de preço no planejamento da firma. Texto Anterior: Gigante: Voltada para negros, feira movimentou R$ 500 mil Próximo Texto: Show: Dupla cria instrumentos musicais ecológicos Índice |
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