São Paulo, domingo, 31 de julho de 2011


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Documento auxilia na obtenção de financiamento, diz professor

DE SÃO PAULO

A rapidez na concessão de pedidos de patente pode ajudar a aumentar o número de financiamentos a empresas que invistam em inovação.
"A partir do momento em que você pode provar com um documento que sua companhia criou algo inovador, será mais fácil conseguir que outras empresas e que o governo invistam no negócio", pondera Bruno Cassiman, professor de gestão estratégica do Iese Business School.
Para o professor, essa relação é ainda mais direta nas pequenas empresas. Muitas delas não têm histórico de crédito, e isso pode gerar mais insegurança em possíveis financiadores, diz ele.
Roberto Nicolsky, da Protec, afirma que as oportunidades de financiamento público para empresas que gastam com inovação são poucas e que a demora para conseguir patentes faz com que empresários percam chances.
Mariana Betioli, 31, diz ter imaginado que encontraria oportunidades para financiar a produção de um coletor menstrual, item para o qual depositou patente em 2008.
A empresária, no entanto, não conseguiu parcerias. Teve que recorrer às economias da família para começar a produzir o artigo em 2010.
Hoje ela diz ver a empresa crescer, com os coletores comercializados em 31 pontos.


Texto Anterior: Espera de 8 anos impede negociações
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.