São Paulo, domingo, 31 de outubro de 2010


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Brasil planeja expansão de franquias para os EUA

Governos querem reduzir entraves para facilitar a abertura de unidades

JORDANA VIOTTO
DE SÃO PAULO

Franquias brasileiras ganharam incentivos para expandir suas operações em solo norte-americano.
O Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e o Departamento de Comércio dos Estados Unidos estruturaram plano para promover a internacionalização das marcas.
Entre as ações está a elaboração de propostas de simplificação de procedimentos para atenuar entraves regulatórios e administrativos.
"Podemos estudar incentivos financeiros específicos", diz Mauricio do Val, diretor do Mdic que está à frente das iniciativas do lado brasileiro.
O ministério calcula que, das 70 marcas de franquias brasileiras presentes no exterior, 17 delas estejam nos Estados Unidos, como Bossa Grill, Fisk, Franquia Imóveis, Giraffas e Wizard.
O governo não estipulou uma meta em termos de número de franquias que vão iniciar operações no território norte-americano.
As empresas, no entanto, enxergam oportunidades para quem tiver planejamento.
O restaurante Bossa Grill, do Grupo Bonnaparte, por exemplo, estuda o mercado americano desde 2006.
No início da crise, em 2008, o presidente Leonardo Lamartine pensou em recuar, mas considerou a situação favorável ao negócio.
"Nosso tíquete médio é de US$ 11 (R$ 18,90), o que se adequa a um cenário de retenção de gastos", destaca.
A primeira loja foi aberta em julho deste ano, em Wichita, Kansas. O plano para 2011 é estruturar outra unidade na cidade e expandir para os demais Estados.


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