Índice geral New York Times
New York Times
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Na malhação, quanto mais quente melhor

POR COURTNEY RUBIN

Calor forte é para os condicionados (e bem hidratados)

Fazia 41°C -tão quente quanto numa sauna comum- na Pure Yoga em Manhattan em um sábado recente, mas para as 16 mulheres que já suavam durante uma série de agachamentos, em um exercício com barra baseado em séries de balé, não era escaldante o suficiente.

"Vamos aumentar", anunciou a instrutora Kate Albarelli, 31, no tom animado que geralmente indicaria uma pausa para descanso. As mulheres pareceram deliciadas, como se fossem parar um pouco e repousar.

Para praticantes como estas, que se encontram principalmente em Nova York e Los Angeles, somente temperaturas de derreter produzem exercício suficiente e suores "desintoxicantes". Por isso, as academias e estúdios estão tentando atraí-las com aulas de ioga cada vez mais quentes e difíceis, além das versões "ao forno" de pilates, musculação, bicicleta em grupo e outros.

"Você não desperdiça três canções sentada para se aquecer -pode começar forte desde o início", disse Mimi Benz, 31, dona da Sweat Shoppe, um estúdio de pedalagem em grupo em North Hollywood, Califórnia. "Não vou mentir, é intenso."

Alexandra Cohen, 42, produtora e supervisora de um popular programa de entrevistas na televisão durante o dia, disse: "Não tenho tempo para passar horas na academia fazendo cárdio e musculação e depois sentar na sauna para desintoxicar".

Ela achou a ioga Bikram (uma sequência estática praticada em temperaturas de 41°C) lenta demais e a power yoga quente (aulas de fluxo rápido) fácil demais. Então, duas vezes por semana ela vai até o professor de ioga Carlos Rodriguez em Nova York para uma mistura exaustiva de capoeira, vinyasas explosivas, ginástica e musculação. Para essa sessão de exercícios de uma hora, que pratica descalça em uma sala mais quente que o corpo humano, Cohen junta quatro colchonetes para exercícios, para não perder tempo quando um fica suado demais para usar.

"Um bom dia é quando eu tenho de literalmente torcer minhas roupas", disse. "Algumas pessoas fazem limpezas malucas. Eu faço exercícios em sala quente."

Os exercícios não prometem derreter as gorduras ou mesmo eliminar peso; a ênfase é fazer os exercícios parecerem mais radicais.

Loren Bassett, 41, uma exigente professora de ioga em Manhattan, chama carinhosamente algumas de suas seguidoras de "loucas". É em parte para elas que Bassett e seu treinador, Cole McDonough, da David Barton Gym, desenvolveram o Acampamento Bassett para Puros. A aula de 75 minutos alterna exercícios cardiovasculares de alta intensidade, poses de ioga e exercícios de centro ("core"). A revista "Marie Claire" a declarou "o condicionamento mais duro da América"; as vagas se esgotam com semanas de antecedência.

Os especialistas concordam sobre os benefícios, mas só até certo ponto. Douglas Casa, professor de cinesiologia na Universidade de Connecticut, disse que não há dúvida de que os exercícios sob calor são mais difíceis, mas qualquer benefício atinge o auge em cerca de 37°C. "Acima disso você está apenas ameaçando sua segurança", disse Casa.

Tracy Anderson, uma treinadora cujos clientes incluíram Gwyneth Paltrow e em certo momento Madonna, disse que sua pesquisa situa o nível ótimo em 30°C e 65% de umidade.

O doutor Casa avaliou que isso está mais ou menos certo, "pelo menos para o efeito de suar".

Os exercícios quentes vigorosos, segundo ele, são só para os altamente condicionados (e bem hidratados) -e mesmo assim há limites.

"Se estiver tão quente que você não consiga fazer um exercício forte, anula o objetivo", disse. E sobre o efeito desintoxicante? "Isso é balela", afirmou. "Não acho que haja qualquer vantagem em suar mais. Algumas pessoas gostam dessa sensação."

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.