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A oportunidade do lucro em aviões velhos

Empresas investem no desmonte de aviões aposentados

POR CHRISTINE NEGRONI

MARANA, Arizona - Em um amplo terreno a noroeste de Tucson, 120 aviões de passageiros repousam sob o sol do Arizona como aposentados -o que muitos deles são-, vivendo à vontade depois de décadas transportando passageiros ou cargas pelo mundo.

Se a empresa, chamada Marana Aerospace Solutions, é a maior operadora de manutenção e reparo de aeronaves do mundo, como dizem os novos donos, isso depende de como é feita a medição: pela capacidade de manutenção, o espaço para estacionamento de aeronaves ou a área total.

Com 490 hectares, ela é certamente a mais extensa.

A Relativity Capital, sediada em Nova York, comprou a Manara Aerospace Capital no ano passado da Evergreen International Aviation, que usava o local basicamente para atender a sua própria frota de helicópteros e aviões de carga. Joyce Johnson-Miller, diretora e gerente sênior da Relativity, disse que as mudanças recentes no setor de aviação convenceram a empresa de que a manutenção, o armazenamento e a desmontagem de aviões que tinham sido recém-aposentados ou estavam saindo de leasing eram um investimento com bom potencial.

Até recentemente, as empresas americanas venderiam esses aviões para companhias de países em desenvolvimento. Mas, como as viagens aéreas estão crescendo muito em outras partes do mundo, novas opções de financiamento possibilitam que até companhias novatas comprem ou aluguem novos aviões.

Hal Heule, executivo-chefe da Marana, disse que "é como um oleoduto: novos aviões entram de um lado e os mais velhos saem do outro. Estamos no lado da aposentadoria, que está crescendo".

Os aviões tornaram-se mais acessíveis para um número maior de transportadoras por causa do crescente envolvimento das companhias de leasing. Um relatório da Morgan Stanley Research feito em março revelou que 34% dos aviões em serviço eram propriedade de uma empresa de leasing ou uma instituição financeira, mais que o dobro de 20 anos atrás. As empresas de leasing compram diretamente do fabricante, como Boeing ou Airbus, para alugar os aparelhos para empresas aéreas.

"Observamos uma mudança das companhias aéreas para as locadoras ", disse Katy Padgett, diretora de comunicações da Pratt & Whitney.

Outras empresas de investimentos estão vendo um potencial no mesmo setor na região de Tucson, onde a terra é barata, o ar é seco e o sol, constante.

"A demanda por instalações vai atrair empresários e capital de risco", disse John Goglia, consultor de companhias aéreas.

As empresas que oferecem serviços de armazenamento, manutenção e descarte se beneficiam de locais espaçosos e isolados, diz David Querio, executivo-chefe da Ascent. Quando um proprietário decide aonde vai estacionar um avião fora de serviço, a inércia pesa muito nas futuras decisões.

"Desmontar aviões e vender o ferro-velho se mostrou rentável", disse Goglia. "Parte do material recuperado está conseguindo preços que não se obtinham há muito tempo."

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