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O passeio favorito entre os jovens da Indonésia

Por SARA SCHONHARDT

JACARTA - Ao cair da noite, grupos de jovens de 20 e poucos anos se reúnem em um lugar descolado, batendo papo em torno de mesas cheias de cerveja, café gelado e nachos. O lugar em questão tem bandas ao vivo, Wi-Fi e uma clientela crescente. É uma loja de conveniência: a 7-Eleven.

Dez anos atrás, os jovens na Indonésia costumavam se reunir para bater papo em barracas de comida conhecidas como "warung". Para Henri Honoris, presidente e diretor da Modern Putra, a empresa indonésia que detém a franquia no país da rede 7-Eleven, agora os jovens tem "uma 'warung' de melhor qualidade". E que nunca fecha.

As lojas da franquia são mercadinhos onde é servida comida a preços módicos, algo que atrai pessoas em uma cidade extremamente carente de espaços de lazer e paralisada pelo trânsito.

Sessenta e cinco por cento dos fregueses da franquia têm menos de 30 anos, e, em um dos países mais conectados à internet do mundo, a 7-Eleven tem 57 mil seguidores no Twitter e 44 mil fãs no Facebook.

Hoje, muitos indonésios possuem mais renda e procuram o que Honoris descreve como "luxo acessível". Nos estacionamentos das lojas 7-Eleven há Mercedes-Benz ao lado de motocicletas.

O gosto por bater papo entre amigos é tão grande na Indonésia que há um termo para isso no país: "nongkrong".

Honoris contou que levou dois anos para persuadir a empresa da 7-Eleven, que tem sede em Dallas, a lhe conceder a franquia. Mas desde que as primeiras 20 lojas foram abertas na Indonésia, em 2009, a Modern Putra viu suas vendas se multiplicarem por cinco, chegando a 320 bilhões de rúpias (cerca de US$ 35 milhões) em 2011.

Para agradar os gostos locais na Indonésia, o maior país muçulmano do mundo, a 7-Eleven teve que repensar sua estratégia de vendas. Além dos Big Gulps (refrigerantes gelados em copos grandes) e dos Slurpees (geladinhos com sabores diversos), as lojas vendem cerveja e vinho.

As refeições a preços módicos agradam famílias para as quais a alternativa seria o McDonald's. As maiores vendas das lojas são de cachorros-quentes, cafés e capuccinos. A agente de viagens Novi, 37 anos, usa apenas um nome, como muitos indonésios. Ela disse: "Aqui há ar condicionado e não há artistas de rua".

Com 69 lojas na Indonésia, todas em Jacarta, a 7-Eleven ainda perde para McDonald's, Dunkin' Donuts e KFC, que, juntos, têm mais de 600 lojas. Mas ela cresce em ritmo acelerado. No ano passado, inaugurou 36 lojas no país.

O sucesso da 7-Eleven, que em 1991 foi comprada por uma empresa japonesa, vem atraindo outras redes de lojas de conveniência. A Lawson, com sede em Tóquio, pretende abrir 50 novas lojas na Indonésia. A FamilyMart, também do Japão, tem a intenção de inaugurar 300 lojas no país até 2015.

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