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A inspiração de Puccini revelada

Por W. ANTHONY SHEPPARD

MORRISTOWN, Nova Jersey - Numa visita ao Museu Morris, em Morristown, me demorei na sala em que ficam expostas caixas de música suíças. Ouvindo uma delas, um "harmoniphone" de 1877 equipado com um harmônio e capaz de tocar seis melodias chinesas a partir de um cilindro, percebi que tinha tropeçado na solução de um mistério musicológico.

É sabido que Giacomo Puccini empregou melodias chinesas em sua ópera "Turandot" (ambientada na China e que o compositor, morto em 1924, deixou incompleta). Mas estudiosos de Puccini não conseguiam encontrar as origens de duas melodias supostamente japonesas de sua ópera "Madame Butterfly", ambientada no Japão e encenada pela primeira vez em 1904.

O que encontrei foram fontes chinesas de dois temas importantes de "Butterfly" e uma conexão surpreendente entre as duas óperas.

Será possível que Puccini ouviu essa caixa de música na Itália e que ela lhe serviu de inspiração para "Madame Butterfly"?

Sabemos que ele ouviu uma caixa de música supostamente chinesa em 1920 na residência em Bagni di Lucca do barão Edoardo Fassini-Camossi, veterano da Rebelião dos Boxers, em 1900. O barão provavelmente adquiriu essa caixa de música na China após a supressão do levante.

Três canções da caixa de música de Fassini, que hoje faz parte da coleção de Lionello Ghiotti, na Itália, aparecem em "Turandot". A mais famosa canção chinesa, "Mo Li Hua" [Flor de jasmim], cita os aspectos sedutores da princesa chinesa Turandot.

A caixa de música que está no Museu Morris, e que faz parte da coleção de Murtogh D. Guinness, inclui duas das melodias de "Turandot", mas também o tema principal de "Madama Butterfly". Puccini usou vários temas japoneses populares em "Butterfly", mas a caixa de Guinness revela que, por volta de 1901, ele aparentemente também usou música chinesa.

Há décadas, estudiosos juntam pedacinhos de canções japonesas que Puccini pode ter ouvido. Felizmente, a caixa de música da coleção Guinness inclui a lista original de músicas da caixa, com os títulos das canções em chinês e transliterados. O tema principal da personagem Butterfly, uma gueixa, é intitulado "She Pah Moh". Os estudiosos da língua chinesa Cornelius C. Kubler e Ping Wang identificaram a canção como sendo "Shiba Mo", ou "Os 18 Toques". É uma canção folclórica que celebra em detalhes explícitos 18 partes do corpo da mulher.

A melodia aparece com destaque em "Madame Butterfly", quando Butterfly se mostra a seu ardente noivo americano, o tenente Pinkerton. Ela canta a melodia inteira no mesmo tom que a caixa de música de Guinness. A canção também aparece no clímax do dueto de amor do primeiro ato.

O segundo motivo musical associado estreitamente a Butterfly -e ouvido com mais destaque quando são feitas referências à morte de seu pai- também era de origem desconhecida. Esse motivo aparece em duas das melodias chinesas que estão na caixa de música de Guinness. Parece que passou despercebido o fato de que esse tema misterioso em "Madame Butterfly" aparece em forma ligeiramente diferente em "Turandot", no hino do imperador.

Quais são as probabilidades de Puccini ter ouvido a caixa de música que agora está no Museu Morris? Cartas que me foram disponibilizadas por um descendente dos Fassini indicam que Puccini já conhecia a família muito tempo antes de sua visita em 1920. Há evidências crescentes de que a caixa de música pertenceu aos Fassini e foi ouvida por Puccini antes de ele compor "Madame Butterfly".

A lista de canções da caixa traz o nome de uma loja de departamentos de Xangai que, no final do século 19, vendia caixas de música suíças. A lista de títulos em chinês corrige a ordem transliterada das duas últimas canções para corresponder a como elas aparecem de fato no cilindro. O fato indica que alguém na China inspecionou a caixa. Finalmente, o nome e endereço de uma oficina de consertos de caixas de música em Roma, presente na lista de canções, revela que, diferentemente da maioria das outras caixas de música fabricadas na Suíça e exportadas à China, essa retornou à Europa e chegou a pertencer a alguém na Itália. Murtogh Guinness a adquiriu no início dos anos 1960.

Arthur Cunliffe, presidente da Sociedade de Caixas de Música da Grã-Bretanha, diz que no cadastro de mais de 10 mil caixas de música que possui, consta que apenas 13 tocam melodias chinesas. Esse fato indica que poucas caixas de música retornaram da China para o Ocidente. Entre as que o fizeram, poucas tinham a combinação de melodias que aparece nas óperas de Puccini, e um número ainda menor delas passou pela Itália. Apenas a caixa de música da coleção de Guinness apresenta todas as pistas corretas que apontam para um encontro com Puccini.

W. Anthony Sheppard leciona história da música no Williams College e está atualmente no Instituto de Estudo Avançado

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