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Internet promove novas artes

Sites ganham dinheiro divulgando talentos artísticos

Por MELENA RYZIK

No entardecer de 18 de junho, algo de novo brilhou na Times Square. Um anúncio da Sprint deu lugar a uma obra de arte original, com 23 andares de altura.

A artista é uma professora de Allentown, Pensilvânia. Ela cria há mais de 30 anos, mas nunca teve o apoio de uma grande galeria. Sua obra irá pairar sobre a Times Square porque ela venceu uma votação em um site, entre mais de 35 mil competidores.

O site, chamado ArtistsWanted.org ["Procuram-se artistas"], espera ter lucro identificando talentos artísticos e conectando-os ao público. Investidores estão despejando milhões de dólares nessa e em outras iniciativas semelhantes, como os sites Behance.net e EveryArt.com, que atendem ao crescente conjunto de pessoas criativas que julgam haver um mercado para o seu trabalho fora da rede habitual de galerias e marchands. Os usuários e fundadores desses sites falam não só em ganhar dinheiro, mas também em democratizar a cultura.

"O valor da indústria criativa e do talento criativo se tornou mais apreciado nos últimos anos", disse Mukti Khaire, professor da Escola de Negócios de Harvard. "A internet criou oportunidades para a descoberta e exibição de uma forma inédita. Acho que isso alargou o funil de quem pode ser artista", completa ele.

William Etundi Jr., 33, criou o site Artists Wanted há quatro anos, com Jason Goodman. O etos do site, disse Etundi, "é inspirar pessoas criativas a fazerem obras que elas não criariam de outra forma e lhes dar audiência, conexões, prazos dentro de competições". O Artists Wanted planeja promover quatro competições por ano, deixando que seus usuários elejam os melhores nas artes plásticas, fotografia, moda e outras áreas. Porém, o site reserva-se o direito de apontar o vencedor (como ocorreu no caso da Times Square).

Seu plano de negócios mistura serviços pagos e gratuitos, permitindo que os usuários postem suas obras sem custo, mas cobrando por um uso mais aprofundado -US$ 25 para colocar seu portfólio na página inicial durante uma disputa, por exemplo, ou por benefícios como ingressos para festas reservadas.

O número de visitantes passou de 41 mil em janeiro para 208 mil em abril, e o site já tem faturamento -US$ 1,3 milhão em 2011, embora ainda não dê lucro, segundo Etundi.

O DeviantArt, o mais popular site de artes plásticas e gráficas na internet tem 19 milhões de membros, muitos deles com uma "estética techno".

Para Vicki DaSilva, 52, ganhadora do concurso A Arte Toma a Times Square, do Artists Wanted, a internet foi um portal.

Ela começou a notar um aumento de interesse em 2009, quando passou a postar no YouTube vídeos do seu trabalho, conhecido como "grafite leve". Ela contou que se interessou pelo Artists Wanted por causa "da sua missão" de dar exposição a artistas que estavam fora do circuito. "Sinto que é um lugar perfeito para mim", afirmou.

Seu trabalho vencedor, uma obra multimídia com as palavras "never sorry" ("nunca arrependido"), em homenagem ao artista e dissidente chinês Ai Weiwei, lhe rendeu US$ 10 mil.

DaSilva disse que ficou eufórica com a chance de ver sua obra num outdoor com a altura de 23 andares.

"Esse é o meu momento Frank Sinatra, meu momento Jay-Z, meu momento 'New York, New York'. Não tem como a gente ficar maior do que a Times Square."

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