Índice geral New York Times
New York Times
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Primeiro a fumaça, agora as bitucas

Por ELVIRE CAMUS

PARIS - Desde que a França proibiu fumar em lugares públicos, mais de quatro anos atrás, os parisienses sentiram pouca vergonha de jogar suas pontas de cigarro nas ruas e sarjetas. Passear por certas áreas de Paris nas manhãs de fim de semana é um pouco como caminhar em um cinzeiro.

Agora a cidade está tentando algo novo, colocando discos de resina reforçados (com 6 cm de diâmetro) -junto às latas de lixo, onde os fumantes podem apagar seus cigarros.

Mas sem muita publicidade pode ser uma experiência perdida em uma cidade com uma vida noturna pujante, onde mais de 30% da população ainda fumam, incluindo quase um terço dos jovens de 17 anos. As autoridades já aumentaram os impostos sobre os cigarros e proibiram a maioria das publicidades de tabaco, mas fumar não perdeu a atração.

"O fato de que fumar ainda é visto como algo positivo revida qualquer medida destinada a mudar os hábitos dos fumantes", disse Céline Fournier, uma porta-voz da organização Direitos dos Não Fumantes.

Damien Steffan, um porta-voz do Conselho da Cidade, disse que os parisienses produzem quase 315 toneladas de dejetos de cigarros por ano, a maior parte deles atirados nas calçadas ou na grama.

Stéphanie Asplanato, 24, talvez seja atípica. Ela estava fumando recentemente diante de uma loja de departamentos no centro de Paris. "Eu atiro minhas bitucas no chão", confessou. "Não me orgulho disso, mas o que eu deveria fazer com elas?"

Para responder a pessoas como Asplanato, a cidade pretende instalar 10 mil desses discos -chamados de "apagadores", em um terço das 30 mil latas de lixo públicas da cidade até o final do ano.

"O objetivo é fazer as pessoas entenderem que, assim como os excrementos de cachorro, as pontas de cigarro são lixo e não devem ser jogadas no chão", disse François Dagnaud, vice-prefeito encarregado de limpeza e administração do lixo.

"Nossa dificuldade é conseguir mudar o modo como as pessoas veem uma ponta de cigarro", disse Dagnaud. Segundo ele, educação é a resposta, e não multas. Por lei, qualquer pessoa que jogue lixo na rua enfrenta uma multa de € 35 euros (R$ 80), mas isso raramente acontece. Até agora, porém, os cinzeiros quase não tiveram impacto.

Em um bar no bairro de Marais, cerca de dez homens estavam fumando a menos de um metro de uma lata de lixo já equipada de um apagador. Nenhum deles percebeu o dispositivo e a calçada em frente ao bar estava cheia de pontas de cigarros.

Quando lhes disseram para que servia o equipamento, olharam para ele decepcionados. Olivier Jablonski, 48, declarou que aquele "pedaço de borracha" era simplesmente feio demais.

Ele balançou a cabeça com desdém: "Quero dizer, isto é Paris!"

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.