Índice geral New York Times
New York Times
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Tavi Gevinson

O oráculo adolescente nos holofotes

Por MICHAEL SCHULMAN

Numa tarde de segunda-feira no fim de junho, no Brooklyn, umas 200 adolescentes se juntaram para ver a blogueira de moda e empresária digital Tavi Gevinson, 16.

Gevinson leu um artigo da "Rookie", revista digital que ela lançou no ano passado. Assim que desceu do palco, dúzias de meninas a cercaram. "Leio o seu blog desde que eu tinha 10 anos", disse uma delas.

Gevinson parecia surpresa. "Tem tanta gente com estilo na mesma sala", disse ela, antes de ser envolvida pelas adolescentes num abraço coletivo.

O evento dava a largada ao Rookie Road Trip, uma turnê por 16 cidades dos EUA. A "Rookie" surgiu do blog de Gevinson, o "The Style Rookie", que ela criou aos 11 anos. Ali ela partilhava suas impressões sobre tudo, da marca Proenza Schouler à aula de educação física, e postava autorretratos nada sorridentes, tirados na sua casa, em Oak Park, Illinois.

Aí, de uma hora para outra, Gevinson virou a queridinha de gente que ela reverenciava, como John Galliano, Miuccia Prada e as irmãs Mulleavy.

Logo estava sentada na primeira fila na semana de moda, ou entrevistando Rei Kawakubo em Tóquio, ou ganhando elogios de Lady Gaga.

Quando a "Teen Vogue" a qualificou como "a pessoa de 13 anos mais sortuda do planeta", em 2009, Gevinson já tinha sido capa da revista "Pop" e estrelado um vídeo da linha Target, da Rodarte.

No fim de 2010, ela anunciou um novo projeto: uma revista inspirada na "Sassy", publicação adolescente da época do Nirvana, que fechou em 1996. A editora fundadora da Sassy, Jane Pratt, cuidou da empreitada e seis dias depois do lançamento a "Rookie" já tinha 1 milhão de page views.

Como sua fundadora, cuja estética tende à nostalgia pelo alternativo dos anos 90, a "Rookie" atrai um tipo específico de admiradora: a precoce, de mentalidade independente, com um senso de moda voltado para o "faça você mesma".

A "Rookie" faz amplo uso do status de celebridade de Gevinson, conseguindo colaborações de gente como a comediante Sarah Silverman, a atriz e cineasta Lena Dunham. Uma seção chamada "Pergunte a um Homem Adulto", que já teve Jon Hamm, Paul Rudd e Judd Apatow dando conselhos sobre meninos.

Nos últimos dois anos, Gevinson deixou de ser uma menina esquisita com jeito punk para virar uma beldade agradável, com franja loira. "A cada fase que você passa como adolescente, tem um pouco de ressentimento por quem você foi antes", disse ela. "Eu não gostaria de tingir meu cabelo de azul agora, porque enjoei disso."

Os pais de Tavi -Steve Gevinson, professor aposentado de inglês e hoje agente informal dela, e Berit Engen, que faz tapeçarias de inspiração judaica- incentivam, mas não se deixam levar demais pela carreira da filha.

"Queremos que ela cresça da forma mais saudável possível e que tenha certeza de que tem uma esfera de normalidade no seu mundo, que pode ser um pouco maluco", disse Steve por telefone.

Apesar das suas conexões VIPs, Gevinson mantém uma vida impressionantemente normal. Como qualquer colegial, se entusiasma romanticamente com as coisas, como ao falar do seu 16° aniversário -"O melhor dia da minha vida".

De certa forma, seus ritos de passagem são essenciais para a autenticidade da "Rookie", um lugar onde as meninas podem canalizar suas próprias adolescências por meio dela.

Gevinson parece estar posicionando a "Rookie" como uma espécie de antídoto para o que meninas como ela leem em outros lugares. Numa recente entrevista à "Racked", ela criticou a revista "Seventeen".

"Acho que se eu seguisse as matérias dela sobre meninos e acreditasse realmente que era importante fazer certas coisas ou evitar certas coisas como eles dizem, eu provavelmente ficaria louca. Às vezes, as histórias 'constrangedoras' deles são literalmente sobre os meninos descobrindo que você menstrua."

Gevinson forjou uma voz marcadamente contracultural, do tipo que existia com toda força durante as décadas que ela celebra. Não importa se a fama de Gevinson vai durar além da sua juventude, a popularidade da sua turnê já foi prova suficiente de que sua mensagem está ressoando.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.