Índice geral New York Times
New York Times
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Uma polêmica sobre raça e elenco

Por TANZINA VEGA

Na era digital, as decisões tomadas por Hollywood na escolha de atores podem virar tema de discussão pública imediata. E, quando a decisão envolve raça e famosos, a discussão pode ficar acalorada.

O mundo da mídia on-line está fervilhando com críticas desde que foi divulgado que a atriz Zoe Saldana fará o papel de Nina Simone no filme "Nina", baseado na vida da cantora.

Poucos criticam Zoe Saldana como atriz. Em vez disso, o que se especula é sobre a possibilidade de Saldana ter sido escolhida porque sua pele é mais clara que a de Nina Simone.

Ela seria, por isso, uma opção mais palatável para um filme de Hollywood do que seria uma atriz de pele mais escura.

"Hollywood e a mídia têm a tendência de 'clarear' muitas histórias, especialmente quando há atrizes negras envolvidas", comentou Tiffani Jones, fundadora do blog "Coffee Rhetoric". Jones escreveu um post intitulado "Decisão (equivocada) de elenco: o apagar da imagem de Nina Simone".

"Quando é que será ok não ser o ideal delicado do que a mídia vê como sendo a negritude?" Jones indagou.

Seu post traz um link para um abaixo-assinado on-line dirigido a Cynthia Mort, roteirista e diretora do filme, e Jimmy Iovine, o produtor executivo.

O documento pede que "substituam Zoe Saldana por uma atriz que se pareça realmente com Nina Simone". A petição já reuniu milhares de assinaturas.

A discordância vem ganhando destaque em parte devido ao lugar que Nina Simone ocupa na música e história social.

Além de ter sido pianista de formação clássica, Simone, que morreu em 2003 aos 70 anos, foi uma musicista poderosa que cantava folk, jazz e blues em voz profunda e aveludada.

Na década de 1960, ela se tornou uma figura importante no movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos e escreveu canções sobre o racismo enfrentado pelos afro-americanos.

Simone celebrava sua aparência, que fugia dos padrões do show business. Seu estilo incluía bijuterias e grandes penteados de inspiração tribal.

"O poder de sua estética fazia parte do poder de Nina", disse Yaba Blay, especialista em estudos africanos. "Ela foi uma mulher que triunfou, a despeito de sua estética."

Cynthia Mort, que é branca, disse que o filme não visa ser uma biografia fiel, mas "uma história de amor sobre a jornada de uma artista para seu próprio interior". Ela disse que ainda está em processo de confirmar se Zoe Saldana fará o papel de Simone.

Os rumores sobre a escolha da atriz levaram Simone Kelly, filha de Nina Simone, a escrever um post aos fãs de sua mãe na página oficial de Nina Simone no Facebook. Kelly disse que os herdeiros de Nina Simone não foram convidados a colaborar com o filme.

"Minha mãe foi criada numa época em que lhe diziam que seu nariz era grande demais e sua pele era escura demais", Kelly contou. Em vista disso, Zoe Saldana "não é a melhor opção possível."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.