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Lanchonetes ambulantes com estilo

Por GLENN COLLINS
Alguns dos caminhões de comida mais chiques de Nova York vêm de uma fábrica de apenas um andar, com 15 funcionários
Em uma linha de montagem.
A Shanghai Stainless Product & Design Company já fabricou caminhões para alguns dos mais conhecidos nomes da cidade em
refeições ambulantes, como All American Diner, Korilla BBQ, Red Hook Lobster Pound, Treats Truck, Van Leeuwen Ice Cream e Wafels & Dinges, assim como quatro unidades da frota da Rickshaw Dumpling -ao todo, cerca de 30 fábricas de comida sobre rodas desde 2008. Além disso, a companhia produz cerca de 60 carrinhos de comida por ano.
O Departamento de Saúde da Cidade de Nova York lista outros sete fabricantes de caminhões e carrinhos no Brooklyn, Queens e Bronx, e há dezenas de outros em uma feroz concorrência. Mas a Shanghai Stainless, no Brooklyn, se destaca nesse ramo industrial aparentemente sem charme. A empresa, dirigida pelo gerente Ernie Wong, coloca um artesanato surpreendente no design do sólido caminhão de comida, e seu sucesso foi integral para a evolução do novo fenômeno de refeições na rua em Nova York.
"A empresa de Ernie cresceu junto com os caminhões de comida, e ele teve muitas dificuldades para se adaptar", disse David
Weber, presidente da Associação de Caminhões de Comida da Cidade de Nova York, um grupo setorial. "E ele é extremamente criativo para conseguir o máximo de um espaço limitado."
Robert Arbor, dono do Le Gamin, disse: "Ernie é um especialista -o rei do aço inoxidável sobre rodas".
Os caminhões têm espaço interno limitado, e sua configuração é considerada com extrema minúcia. "As pessoas me dizem:
'Eu preciso de um projeto', e eu lhes digo: 'Eu preciso do seu cardápio'", diz Wong. "Sem isso, não podemos determinar o fluxo de trabalho, que deve ser planejado criteriosamente."
Wong começa pelos desenhos detalhados feitos por um especialista no escritório, com a ajuda de um computador. "Nosso
design cria círculos ao redor de cada pessoa na unidade", disse Wong, "de modo que cada trabalhador pode estar próximo de
suas necessidades. Por exemplo, se você está fritando, deve ficar perto do congelador".
Todo o processo leva dois ou três meses. Virtualmente, todos os caminhões de comida são vans reformadas em forma de caixote, a cerca de 75 centímetros do asfalto e fáceis de entrar. Eles permitem janelas laterais ao nível da rua, na altura dos clientes.
Weber explicou: "Os clientes passam a fazer parte da história do caminhão, por isso é importante que eles vejam pela janela
o empresário com a mão na massa.
Os restaurantes têm clientes, mas os caminhões de comida têm seguidores". Ele estima que existam 250 caminhões servindo
iguarias e doces nas ruas de Nova York, comparados com apenas um punhado uma década atrás.
Uma reforma básica de um caminhão de comida pode custar apenas US$ 30 mil hoje em dia, mas a média de Wong é de US$
40mil a 50mil ou mais, e não é raro que proprietários que pedem características mais elaboradas gastem US$ 100 mil. Fora a despesa com gasolina ou diesel, alguns caminhões exigem 25 quilowatts, a energia usada por toda uma residência privada.
Wong só usa aço inoxidável grau 304 para restaurantes ao instalar equipamentos de cozinha com gás propano e unidades de refrigeração a eletricidade produzida por gerador, acrescentando cerca de 2.200 quilos ao peso de um caminhão de 4 mil.
Para Weber, "os caminhões de comida são uma incubadora de novas empresas, pois há empresários que não podem pagar US$
500 mil para abrir um restaurante em Nova York, mas podem pagar US$ 100 mil para lançar e manter um trailer".

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