São Paulo, segunda-feira, 01 de novembro de 2010

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Armazenamento de dados também é questão de estilo

Por STEPHANIE ROSENBLOOM
Para os árbitros do bom gosto tecnológico, os pen drives de grife se tornaram um acessório essencial. Eles são feitos de todo tipo de material -borracha, bambu, couro, cristais -e podem aparecer em qualquer forma imaginável: bonequinhos futuristas, criaturas míticas, Mickey Mouse, Elmo, Obi-Wan Kenobi, carros, sushis, pandas, projéteis, latas de cerveja e até mesmo a cantora Lady Gaga.
Alguns pen drives -os pequenos dispositivos de armazenamento de dados para conectar à porta USB do computador- se disfarçam até de colares e pulseiras. Muitos se desdobram em outras funções. O Quattro Giga é um caderno de couro, cujo fecho é um pen drive removível. A Victorinox faz um modelo que agrega canivete, lixa de unha, chave de fenda, tesoura, chaveiro, lanterna e caneta.
Mas os mais chamativos são inspirados na pop art. A Mimoco lidera nesse campo, colaborando com artistas como Gary Baseman, Samuel Borkson e Arturo Sandoval 3°, da Friends with You, e David Horvath, um dos criadores dos brinquedos Uglydoll.
Os pen drives com estilo têm se tornado mais acessíveis, embora mantenham seus preços "de grife": de US$ 35 a US$ 45 por 2 a 4 gigabytes, contra US$ 7 a US$ 10 por uma versão genérica à venda em papelarias.
Mas jovens profissionais da área de criação, habituados a smartphones e outras novidades digitais, estão cada vez mais dispostos a pagar por equipamentos que sejam tão elegantes e exclusivos quanto suas roupas.
"Dados são pessoais. E acho que as pessoas estão começando a reconhecer isso", disse Evan Blaustein, executivo-chefe da Mimoco, que se declara "louco por gadgets".
Além de colaborações com artistas, a Mimoco também vende pen drives inspirados em personagens como Hello Kitty ou os do universo de "Guerra nas Estrelas" e cria novos modelos em eventos públicos.
Os pen drives com bonequinhos de ação se chamam Mimobots, nome derivado da expressão "memory robot".
Blaustein optou por Mimobot em vez de Memobot porque achava que a primeira opção soava como japonês. A sede da Mimoco fica em Boston. "Somos como o Häagen-Dazs dos pen drives", disse ele, referindo-se à marca de sorvete que parece escandinava, mas é de Nova York.
A Mimoco está se expandindo das lojas de brinquedos especiais para grandes varejistas como a Macy's.
E suas competições de design, seus modelos em edição limitada e suas embalagens criativas fazem com que esses pen drives virem itens de colecionador.
"Os colecionadores de 'Guerra nas Estrelas' são os mais obsessivos", disse Blaustein. "Esses caras têm todos. Nem eu tenho todos eles."
Alguns fãs preferem tratar as peças como arte e nunca as usam para guardar e transportar dados. Isso magoa Blaustein.
"Ele é um monstrinho dos dados, que deseja ser usado e amado."


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