São Paulo, segunda-feira, 04 de julho de 2011

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Exposição curiosa sobre nossa saúde

ABIGAIL ZUGER
ENSAIO

Todo o mundo sabe que saúde não é algo que se possa comprar, mas isso nunca impediu ninguém de tentar vendê-la. Como deixa claro uma exposição de pôsteres no Museu de Arte da Filadélfia, o marketing desta não commodity é uma arte duradoura, em todos os sentidos.
Os primeiros praticantes dela viviam em ambos os lados do Atlântico. Nos EUA, incluíram o médico P.H. van der Weyde, inventor do genuíno Cinto Eletro Galvânico Alemão, para males que incluíam as doenças do fígado, do estômago e dos rins ("cuidado com as imitações"), e M.K. Paine, farmacêutico de Windsor, Vermont, que criou o Bálsamo de Gileade Green Mountain a partir de resinas de árvores locais.
Na França, o famoso médico Gillaume Dupuytren, depois de idealizar uma cirurgia para uma condição da mão que ainda leva seu nome e antes de morrer, em 1835, dedicou-se ao problema da calvície. Sua pomada fortalecedora dos cabelos continuava a ser vendida com sucesso na década de 1860, divulgada em respeitoso estilo neoclássico contra um pano de fundo rosa choque.
Jules Chéret, mestre da arte dos pôsteres da Belle Époque, levou duas de suas moçoilas vivazes, trajadas em vestes transparentes, a se dedicarem à causa do Vin Mariani, o vinho que refresca o corpo e o cérebro e restaura a saúde e a vivacidade. As duas senhoritas se servem alegremente de um cálice do vinho; está claro que não se trata do primeiro. Leonetto Cappiello, artista francês nascido na Itália, criou um extático senhor na terceira idade dançando de chinelos e robe, depois de suas articulações serem curadas pelo Uricure.
Amigos que bebiam juntos também foram desenhados por um artista húngaro anônimo, mas o homem alto que segura a garrafa usa vestes negras e tem cabeça de caveira, enquanto seu companheiro baixinho e corado, usando trajes de trabalho folgados e um bigode grande e caído, está a caminho de ter problemas (uma filosofia favorável à abstinência estava por trás desse anúncio). Caveiras são empregadas em outras instâncias para ilustrar questões sombrias sobre a sífilis, enquanto uma aranha negra faz as honras da tuberculose.
Mas a estrela da exposição talvez seja a única imagem cujo objetivo não era persuadir ou meter medo, mas educar e divertir. O livro didático de anatomia e fisiologia, em cinco volumes, lançado na década de 1920 pelo médico alemão Fritz Kahn era adornado com uma ilustração dobrável, em tamanho de pôster, retratando "O Homem como Palácio Industrial" -uma obra que parece um cruzamento encantador entre a melhor casa de bonecas do mundo e um ótimo jogo de pinball.
No alto, nos recintos do cérebro, dois grupos de homenzinhos de terno e gravata discutem em volta de pequenas mesas de conferência; eles são, é claro, a Vontade e a Razão. Ali perto, um sujeito solitário de mangas de camisa e fones de ouvido opera um telégrafo: ele é a Audição, enquanto o fotógrafo no cubículo ao lado é a Visão.
Engrenagens deslocam partículas de alimentos ao longo do trato alimentar, auxiliadas por minúsculos operários munidos de ancinhos e caldeirões de enzimas digestivas. Mais abaixo, na Medula Óssea, um artesão solitário produz glóbulos vermelhos.
É uma imagem que parece suplicar ser animada, e o designer alemão Henning M. Lederer fez exatamente isso, em um curta-metragem que acompanha a litogravura original. A criação de Lederer, irresistível, pode ser vista on-line no endereço www.vimeo.com/6505158.
As imagens, que ficarão expostas no Museu de Arte de Filadélfia até 31 de julho, dão lugar a mais uma reflexão. À medida que nosso entendimento técnico da saúde ganha definição em pixels espalhados por tonalidades de cinza, as assertivas certeiras espalhadas pela parede da galeria tornam-se ainda mais sedutoras.
Apenas me diga o que fazer, elas dizem. Passe alguma coisa que funcione. Nenhum médico de hoje é capaz de fazer uma coisa ou outra, não sem antes mencionar uma série de ressalvas, condições que podem modificar os resultados ou declarações isentando-se de responsabilidade. Mas isso não quer dizer que alguém tenha desistido de pedir.

ON-LINE
Um show de slides de pôsteres da exposição "Health for Sale":
nytimes.com/health. Digite "poster" em nosso buscador


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