São Paulo, segunda-feira, 05 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIÊNCIA & TECNOLOGIA - GADGETS

Culinária caseira ganha mentalidade de fast food

Sua vida é agitada? Aperte o botão "nugget de frango"

CHICAGO - Percorrendo os corredores dos estandes de eletrodomésticos na Feira Internacional de Utilidades Domésticas, em Chicago, foi fácil tirar uma conclusão sobre como muitas pessoas cozinham. Esqueça o sous vide (cozimento a vácuo), o braising (refogado) e toda a onda "natureba". Muita gente cozinha apenas com o dedo indicador. Na década de 1980, o botão da pipoca no micro-ondas parecia a última palavra em conveniência e modernidade. Hoje, há fornos que vão do elétrico para balcão a modelos de embutir na parede equipados com um botão para fazer nuggets de frango.
Na feira anual, em meados de março, estava exposto um equipamento que, com um simples toque, doura torradas e ao mesmo tempo faz um ovo pochê. As 60 mil pessoas que visitaram a exposição também puderam considerar as vantagens de uma máquina de pão que permite que um padeiro pouco ambicioso pressione um botão para assar um bolo.
Os requintados fornos modernos com calor de convecção têm uma opção de botão "biscoito esperto", para que a massa comprada na loja vá do refrigerador ao prato com um toque. Os micro-ondas têm botões graduados para pizzas, salsicha e omeletes.
Isso não quer dizer que as facas caras e os livros de culinária não sejam populares em alguns círculos. Mas dinheiro de verdade se ganha vendendo equipamentos criados sob a suposição de que a habilidade para cozinhar ainda é menos importante que a habilidade para comprar.
A culinária de botões oferece respostas prontas para cozinheiros sem muito tempo e sem muita ideia do que fazer quando chegam lá. "Eu diria que a capacidade de cozinhar é mínima", disse Janet Andreas, diretora de desenvolvimento culinário ao consumidor da French's Foods.
Mas as pessoas pelo menos querem sentir que estão cozinhando. É por isso que a indústria está adorando o que chama de produtos "speed-scratch": pratos que podem ser concluídos em apenas um ou dois passos.
"Pode ser tão simples quanto fazer nuggets de frango no forno e dizer: o que temos para acompanhar isso?", disse Andreas.
Quando se trata de decidir o jantar, a principal motivação da maioria dos cozinheiros é reduzir o tempo de preparo, dizem fabricantes de equipamentos e de alimentos. Mas até um pouco de preparo é demais para alguns. Isso ajuda a explicar por que a característica imprescindível em muitos fornos elétricos de balcão na feira de utilidades domésticas é o "pizza bump".
Ou seja, o fundo ou a frente do equipamento são curvos, permitindo que uma pizza congelada redonda caiba no forno que é relativamente pequeno e quadrado.
Para criar toda essa comida de botão, os fabricantes de eletrodomésticos e de alimentos precisam trabalhar juntos. Mas quem está liderando a mudança?
"É mais ou menos 'o que veio primeiro: a galinha ou o ovo?'", disse Lisa Casey Weiss, consultora da Associação Internacional de Utilidades Domésticas, que organiza a feira.
A empresa de equipamentos italiana DeLonghi acredita no futuro dos panini. Ela tem um forno elétrico de US$ 199 com uma alavanca frontal que baixa uma prensa de metal dentro do forno para fazer sanduíches.
Mas, retirando-se prateleiras e grades, o forno também pode assar uma pizza de 30 cm.
Uma empresa de tecnologia conta com os fabricantes de alimentos para ajudá-la a ir além da abordagem de "um toque faz tudo" e se posicionar como líder na segurança alimentar. A Microwave Science desenvolveu o sistema True Cook Plus, destinado a eliminar os riscos das instruções vagas dos alimentos empacotados e as variações de funcionamento dos fornos de micro-ondas.
Você insere seu CEP, e ele ajusta os tempos de cozimento com base na sua altitude. Depois, coloque o código que há na caixa da pizza congelada, por exemplo. O software programa o micro-ondas para cozer o alimento de modo que seu sabor seja o melhor possível, na temperatura considerada suficiente para matar micróbios.
Pessoas que procuram uma maneira ainda mais fácil de cozinhar com micro-ondas podem considerar a nova tecnologia da Panasonic. Tudo o que o cozinheiro tem de fazer é abrir a porta, ler uma lista de alimentos do lado de dentro e girar um botão até o número que corresponde àquele alimento; por exemplo, número 7 é para um sanduíche congelado.
Uma tela iluminada lembra ao cozinheiro confuso o que fazer em seguida: "Feche a porta".


Texto Anterior: Reator de submarino quer abastecer casas

Próximo Texto: Plasma passa a ser usado para higienizar mãos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.