São Paulo, segunda-feira, 06 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Negociar salário no início recompensa mais tarde

PHYLLIS KORKKI
ENSAIO

Falhar na negociação por aumento de salário pode ser um erro fatal, diz Linda C. Babcock, uma professora da Universidade Carnegie Mellon em Pittsburgh especializada em processos de negociação. Devido aos aumentos serem baseados na porcentagem, ela destaca, é provável que todos os seus reajustes futuros sejam menores do que se negociasse um salário inicial mais alto.
Algumas pessoas temem que o empregador possa desistir de contratá-las por terem pedido um salário maior, diz Barbara Safani, proprietária da Career Solvers, empresa de administração de carreiras em NY. Mas ela diz que isso é bem improvável.
O empregador pode pedir para você revelar prematuramente seu salário anterior e suas expectativas de pagamento. Faça tudo o que for possível para evitar essa discussão, diz Safani.
E, uma vez que receba a oferta, ela diz, é razoável pedir alguns dias para pensar a respeito.
Use esse tempo para determinar suas prioridades, ela diz. E consiga tanta informação a respeito de remuneração em outras empresas quanto for possível. Sites como salary.com, glassdoor.com e payscale.com listam os salários de cada profissão. Não confie completamente, mas eles fornecem a você uma média.
De maneira geral, "peça um salário mais alto do que você gostaria", aconselha Babcock. Ela sugere que se peça, no mínimo, 10% acima. O empregador vai dizer: "Oh, não podemos pagar isso". Mas tal recusa não significa que a negociação está terminada. Se a companhia estiver receosa de se aproximar do valor, você pode perguntar se é possível chegar a um valor intermediário. Isso é eficiente, "pois parece justo".
Algumas vezes, o empregador tem um limite de salário que não pode ser excedido, observa Rusty Rueff, do glassdoor.com. Mas você pode, no lugar disso, pedir um bônus no fim do primeiro ano se atingir as metas, ele diz, ou tentar algumas ações da companhia. Você também tem de estar disposto a negociar coisas como mais tempo livre e maiores benefícios profissionais.
Não diga que não aceitará certo salário quando, na verdade, aceitará. Se você insistir que o pagamento não é suficiente, isso pode ser determinante para o empregador oferecer mais. Tenha certeza dos seus passos.
Homens negociam muito mais seus salários do que mulheres, diz a professora Babcock. Isso é resultado de como as mulheres foram educadas, o que resultou em um sentimento de que "talvez possa ter severa oposição em relação a mim se eu negociar o salário de uma maneira assertiva".
Ela diz que as pessoas não precisam adotar um estilo de confrontação, de característica artificial: você ainda pode ser você mesmo e, dessa forma, conseguir um salário mais alto.


Texto Anterior: Prêmios para incentivar a inovação
Próximo Texto: Ciência & Tecnologia
Descobertas

Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.