São Paulo, segunda-feira, 08 de agosto de 2011

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GADGETS

Videogame usado para criar músicas

O Kinect chama a atenção dos curiosos experimentadores

Por PETER WAYNER

Russ Maschmeyer não tem nada contra os instrumentos musicais à moda antiga -só acha que são um pouco difíceis de tocar.
No trabalho como pós-graduando da Escola de Artes Visuais de Nova York, ele criou um instrumento musical a partir do nada.
Ele modificou um console com Kinect, da Microsoft, de modo que as câmeras do aparelho acompanham seu corpo e convertem seus movimentos em notas musicais. Maschmeyer tira notas do ar como se estivesse tocando uma harpa.
"Os instrumentos musicais tradicionais são complexos", ele diz. "Você precisa saber não só como produzir uma nota, mas como produzir notas rapidamente. Mas, para ser um instrumentista mestre, você precisa ser capaz de realizar todos os micromovimentos necessários para criar uma performance expressiva."
Desde o dia em que foi lançado, no outono (boreal) passado, o Kinect chamou a atenção de experimentadores. Pessoas começaram a compartilhar seus softwares e a divulgar suas proezas, usando sites como o kinecthacks.net.
A Microsoft desenvolveu o dispositivo para ser usado com o console Xbox. Ele custa US$ 150 e utiliza uma câmera com uma luz infravermelha não visível ao olho humano para construir uma visão tridimensional do ambiente em que se encontra e rastrear pessoas que estejam à sua frente.
Milhares de pessoas já usaram o Kinect para criar instrumentos musicais, obras de arte ou outros projetos. Muitos dos seus trabalhos podem ser encontrados em sites como kinecthacks.net, kinecthacks.com ou hackaday.com. Esses sites muitas vezes trazem instruções sobre como fazê-lo você mesmo.
Pessoas criaram softwares de playback musical controlado pela voz para televisores, "trilhas de água" coloridas na tela que fluem de seus pés à medida que você anda e arte animada dentro de molduras de quadros, como nos filmes "Harry Potter".
Os artistas parecem ser o maior grupo que se sentiu atraído pelo Kinect -talvez porque não seja muito interessante agitar os braços para manipular o relatório orçamentário trimestral.
Qualquer pessoa que tenha uma nova tarefa para o Kinect pode fazer experimentos com as ferramentas.
Alguns dos pacotes requerem habilidade sofisticada de programação, mas outros são mais simples.
O "Flexible Action and Articulated Skeleton Toolkit" (kit de ferramentas de ação flexível e esqueleto articulado) da Universidade do Sul da Califórnia oferece uma abordagem fácil que converte gestos físicos em instruções para softwares de PC.
O kit de ferramentas simula o clicar de um teclado. Isso facilita seu uso por qualquer pessoa, já que o teclado é uma interface comum.
A equipe do kit de ferramentas pegou um game popular, World of Warcraft, e criou uma lista de gestos que correspondiam a toques no teclado. Inclinar-se para frente, por exemplo, é convertido numa pressão sobre a tecla W, que normalmente seria pressionada para andar para frente no jogo.
Os usuários já estão trocando listas de gestos que funcionam bem para vários pacotes de software.
O uso de uma ferramenta como essa faz com que seja bastante fácil reprogramar qualquer software que reaja ao teclado. Muitos pacotes de fotos, por exemplo, têm sequências de slides que avançam quando é pressionada a barra de espaço. É fácil fazer com que qualquer gesto seja usado para passar para a imagem seguinte.
Esse interesse não passou despercebido pela Microsoft. A empresa lançou seu próprio kit de desenvolvimento de softwares para usuários não comerciais.
Essas ferramentas estão dando apoio a uma grande gama de experimentos em automação residencial, arte e manufatura. Gerard Rubio trabalhou com dois amigos, Raul Nieves e Jordi Bari, em Barcelona, para construir uma copiadora tridimensional que escaneia um objeto desde três lados, com três Kinects, e transmite o modelo a uma impressora também 3D. Uma pessoa poderia ficar no meio do círculo e ser convertida em escultura em minutos.
Artistas estão integrando a ferramenta com projetores e cartões de som para converter o modo como movimentamos nosso corpo em uma performance.
O programador australiano Peter Morton trabalhou com um amigo para construir uma simulação da cena do filme "Quero Ser Grande" em que Tom Hanks e Robert Loggia tocaram "Heart and Soul" e "Chopsticks" num capacho de teclado de piano. A versão com Kinect não requer sensores no chão, pois observa os pés.
Morton disse que o software OpenKinect está evoluindo rapidamente para tornar-se mais flexível e útil, libertando os programadores para que façam experimentos e sejam criativos.


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