São Paulo, segunda-feira, 16 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ajuda para os que se dizem não tecnológicos

Por ANNE EISENBERG

As alegrias de fazer um pequeno robô ou um rádio de cristal, há muito tempo, escaparam aos que não conseguem passar da etapa número dois do manual de instruções.
Mas hoje instruções baseadas na web -muitas vezes criadas por hobbistas- estão complementando as diretrizes geralmente confusas que vêm com os kits "faça você mesmo".
Os blogueiros que fazem estão criando tutoriais, vídeos descritivos e séries passo a passo de fotos que tornam tudo mais fácil para os não tecnológicos. Sites como Evil Mad Scientist, AdaFruit e iFixIt oferecem ferramentas, componentes e kits, voltados para principiantes.
"Passamos do fazedor solitário para o fazedor social, capaz de compartilhar ideias", disse Dale Dougherty, editor da revista Make, que vende kits, livros relacionados e ferramentas.
Novas comunidades on-line reúnem pessoas que ajudam as outras, adaptando e explicando as instruções para que fiquem claras para os novatos.
Scott Heimendinger, que escreve um blog sobre comida em seattlefood­geek.com, criou uma série de instruções on-line depois que fez uma panela de imersão a vácuo por US$ 75, usando peças encontradas em lojas, em vez de comprar uma por US$ 1.200. O equipamento é usado para cozinhar lentamente alimentos selados em plástico e mergulhados em água em temperaturas controladas.
Ele tirou fotos do processo. "Com cada foto, você acrescenta informação. Isso elimina muita ambiguidade", ele disse.
Heimendinger testou instruções na web e as refinou em 15 versões, ajudado pelos comentários dos leitores. "Antigamente, eu não tinha ideia se as instruções funcionavam bem", ele disse. Hoje tem "um diálogo".
Alguns leitores adaptaram seu modelo para controlar fritadeiras, panelas de cozimento lento e defumadores.
Margaret Honey, presidente e executiva-chefe do Hall da Ciência de Nova York, diz esperar que a tendência na web incentive o interesse das crianças por ciência e engenharia. Ela destacou o BigShot, site de kits e instruções que ensina os jovens a construir uma câmera digital.
BigShot foi criado por Shree K. Nayar, um professor de informática do Laboratório da Visão Computadorizada na Universidade Columbia em Nova York. Os passos on-line para montar a câmera são divididos em uma série detalhada de fotos e textos. Uma seção separada com gráficos interativos explica os princípios subjacentes de mecânica, eletromagnetismo, geração de energia, sensoriamento de imagens, processamento de imagens e óptica.
O passo seguinte será levar o projeto ao mercado, diz o doutor Nayar. "Mas não como um brinquedo. É um kit educativo, para aprender", ele disse.


Texto Anterior: Internet
Dinheiro inteligente vai para as novatas

Próximo Texto: Ensaio - Alina Tugend: Somos dependentes dos números
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.