São Paulo, segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como ficar magro se comer é seu ofício

Comendo na TV; exercitando-se longe da câmera

Por SEAN D. HAMILL

A modelo, atriz e autora de livro de receitas Padma Lakshmi sabe que será difícil obter solidariedade alheia por seus problemas profissionais. Enquanto grava "Top Chef", programa de TV em que ela serve de juíza e âncora, parte de seu trabalho é provar comidas feitas por alguns dos melhores chefs americanos, todos os dias, durante cinco semanas.
"Isso significa provar 16 a 17 bocados de cada prato que testamos, cada um com 17 a 20 ingredientes ou mais", ela disse. E como os concorrentes tentam fazer os pratos mais deliciosos que conseguem, "eles tendem a conter mais gordura", ela disse.
A cada temporada, Lakshmi, 38, mantém dois tamanhos de vestido no estúdio para quando seu peso começa a aumentar: ela tem 1,75 metro de altura e geralmente engorda de 5 a 7 quilos por temporada. "Eu apenas tento me conter -sei que vou ganhar peso", ela disse. "No meu emprego, eu como mais quando tenho mais trabalho."
Assim como outras pessoas que trabalham com alimentos difíceis de resistir e ainda conseguem manter a forma, Lakshmi criou uma série de estratégias, algumas das quais poderiam servir de inspiração para pessoas cujos empregos não exigem que elas provem muita comida.
O conselho se resume a moderação: modere e preste atenção ao que você come; não entre em pânico quando o trabalho o faz comer demais ou quando você não conseguir se exercitar.
"Na verdade, trata-se de equilíbrio -equilíbrio na vida e na alimentação", disse Cynthia Sass, nutricionista e personal trainer. "E as pessoas que trabalham com comida tendem a ser mais conscientes da saúde."
Nem sempre. A imagem do chef gorducho é um estereótipo duradouro, e às vezes com bons motivos. Mas as pessoas corpulentas são exceção, e não a regra, em "Top Chef" e outros programas de culinária.
Enquanto Lakshmi é famosa pela boa forma, tudo o que pode fazer enquanto grava o programa é um ou outro exercício casual. Ela sempre tem em sua mala uma corda para pular, caso consiga algum tempo livre.
Quando o programa não está em produção, ela costuma lutar boxe, subir escadas e fazer musculação do tórax como parte de uma rotina diária de 90 minutos. "Quando a temporada terminar, eu entro em desintoxicação alimentar", ela disse. "Nada de carne nem álcool ou queijo, até recuperar a forma."
Para Robert L. Untiedt, dono da Graham's Fine Chocolates em Geneva, Estado de Illinois, não há baixa temporada para a prova de chocolates, embora alguns meses pareçam conter mais calorias que outros.
Ele tenta exercitar-se três dias por semana antes do almoço. Também guarda uma bicicleta no escritório para ir até o correio em vez de usar o carro e aproveita sua localização central para fazer tudo a pé. Ele tenta comer só chocolate amargo, porque geralmente é mais saudável que o ao leite.
A combinação de exercícios regulares com ficar de pé a maior parte do dia certamente ajuda. Com 1,85 metro e 80 quilos, a figura esguia de Untiedt não combina com a imagem que muitas pessoas têm na cabeça do proprietário de uma loja de chocolates.
"Elas dizem, surpresas: 'Você é o dono?'", ele contou. "Eu brinco com elas que a maioria das pessoas não come chocolate suficiente, porque se você fizer isso seu corpo aprende a queimá-lo."


Texto Anterior: "Intervenção" poderia salvar um astro perturbado?
Próximo Texto: Comida gordurosa afeta corpo e cérebro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.