São Paulo, segunda-feira, 20 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Salve seus documentos na internet

Por VERNE G. KOPYTOFF
SAN FRANCISCO - Empresas de armazenamento on-line estão rapidamente ganhando usuários e chamando a atenção. As pessoas estão salvando documentos do Word, planilhas e fotos na "nuvem", um gabinete de arquivos baseado na internet acessível a partir de qualquer dispositivo.
O investimento é um novo nicho de mercado, que já conta com uma lista longa de concorrentes: Dropbox, YouSendIt.com, Cx.com, Box.net, 4Shared, SpiderOak e, agora, iCloud Apple.
O Google começou a apresentar aos usuários o conceito com o Google Docs. Backup on-line ou serviços de armazenamento como MobileMe, da Apple, Windows Live SkyDrive, da Microsoft, Mozy, da EMC, e SugarSync se tornaram familiares. Nos últimos tempos, o que mudou foi que mais gente descobriu precisar deles.
Quase 60% dos adultos nos EUA com acesso on-line possuem pelo menos dois dispositivos conectados à internet, segundo a Forrester Research. E 4,5 milhões têm pelo menos nove gadgets.
"Nossa visão é simplificar milhões de vidas", disse Drew Houston, executivo-chefe da Dropbox, onde 25 milhões de usuários fazem 300 milhões de upload de arquivos por dia. "Você não precisa se preocupar sobre ter alguns arquivos no seu Mac, alguma coisa no seu computador de trabalho e um pouco mais no seu iPhone."
Dropbox armazena 100 bilhões de arquivos em seus servidores. Box.net diz que tem seis milhões de usuários, enquanto o Mozy diz que tem três milhões. Servidores e dispositivos de armazenamento de dados ficam mais baratos a cada ano.
Armazenamento on-line permite aos usuários fazer alterações em um arquivo do Word, por exemplo, para que haja uma única versão disponível tanto no seu trabalho quanto em seus computadores domésticos.
Serviços de armazenamento on-line permitem aos utilizadores armazenar uma quantidade mínima de dados gratuitos. Arquivos salvos são acessíveis a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. Fazer backup de arquivos é um benefício colateral.
Mas a segurança ainda é um problema para a maioria dos consumidores. Embora não haja casos conhecidos de documentos furtados e roubos de grandes empresas, a preocupação atinge os que aderiram recentemente. Um especialista em segurança se queixou sobre como o Dropbox criptografa arquivos em seu serviço. Os funcionários da Dropbox poderiam ter acesso aos arquivos não criptografados, disse ele.
Houston disse que o Dropbox leva a segurança a sério. Em geral, compara suas proteções aos sistemas de bancos e de uso militar.
Até agora, nenhuma empresa tem uma clara vantagem no mercado, que abrange consumidores e clientes corporativos.
Dois meses atrás, a Amazon lançou Cloud Drive para armazenar todos os tipos de arquivos, incluindo música digital. Cx.com, outro serviço, estreou em janeiro com o financiamento vindo da TomorrowVentures, empresa de capital de risco controlada por Eric E. Schmidt, presidente do Google.
Brad Robertson, executivo-chefe da Cx.com em Palo Alto, na Califórnia, disse que não se deixou intimidar pela concorrência. Com novos produtos, disse ele, "você tem um tempo antes de cada um encontrar a sua singularidade." Ele admitiu que, eventualmente, "alguns são devorados e vão embora."


Texto Anterior: Do vidro ao turismo em ilha italiana
Próximo Texto: Em uma economia pobre, menos plástico

Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.