São Paulo, segunda-feira, 20 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Em uma economia pobre, menos plástico

Por STEPHANIE CLIFFORD
Os pacotes impenetráveis feitos de um espécie de concha de plástico podem se tornar uma vítima de boas-vindas da economia em dificuldades.
Quando os preços do petróleo subiram, primeiro em 2008 e novamente neste ano, o custo de produção de embalagens plásticas, que é baseado em petróleo, disparou. "Com a instabilidade em materiais baseados em petróleo, as pessoas diziam que precisávamos de uma alternativa", disse Jeff Kellogg, o vice-presidente de eletrônicos de consumo e de embalagens de segurança da MeadWestvaco.
O jeito foi retirar as tampas de plástico dos iogurtes e eliminar as embalagens de plástico da lâmpada; Wal-Mart está pressionando os fornecedores para concentrar detergente a fim de que ele possa ser vendido em embalagens menores; e, na Home Depot, lâmpadas LED EcoSmart serão vendidas em uma caixa de papelão ondulada, em vez de uma caixa de plástico.
Os clientes reclamam que o excesso de plástico dificulta suas vidas, e ambientalistas dizem que são um desperdício. "Eu ouvi ao longo dos anos: 'Como é que eu preciso de uma faca para entrar em minha faca?'", disse Ronald Sasine, o diretor para a aquisição de embalagens da Wal-Mart.
A Amazon ofereceu "embalagem livre de frustrações" em 2008; outros varejistas on-line seguiram o exemplo. Mas, em lojas físicas, a embalagem tem que vender o produto, seja com um texto explicativo, com cores brilhantes ou com gráficos atrativos. E dissuadir os ladrões.
MeadWestvaco abordou o problema do empacotamento ao colocar duas folhas de papelão invioláveis juntas e adicionar um laminado claro que protege de violações. MeadWestvaco diz que o pacote reduz, em média, o uso de plástico em 60% quando comparado com a antiga embalagem. Ele é mais leve em 30%, o que reduz os custos de transporte e de uso de combustível.
Outros fornecedores de embalagens estão oferecendo pacotes semelhantes. "As economias de custo são grandes", afirmou Lorcan Sheehan, o vice-presidente de marketing e estratégia da ModusLink, que assessora Toshiba e HP em suas cadeias de suprimentos. O custo de material e de trabalho é de 20% a 30% menor. Além disso, 30% a 40% mais produtos cabem na prateleira.
A maioria das pessoas não pode arrancar o produto com as mãos, o que ajuda a prevenir o roubo. Além disso, o pequeno Sensormatic, ligado ao sistema de alarme de uma loja, está escondido entre as duas folhas de papelão para que um ladrão não possa facilmente retirá-lo.
Steven Hoskins, gerente de engenharia de embalagem da Apex Tool Group, disse que aposentar as embalagens de plástico economiza dinheiro. E o pacote é relativamente livre de dor de cabeça.


Texto Anterior: Salve seus documentos na internet
Próximo Texto: Nossa forma de comer
Forno da Índia antiga para uso doméstico

Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.