São Paulo, segunda-feira, 20 de junho de 2011

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As roupas 'multitarefas' para um planeta mais agitado e caro

Por ERIC WILSON
O que aconteceu com as roupas que eram apenas roupas? Agora existem sapatos tonificantes, roupa íntima que reduz a barriga, abrigos com cordões que funcionam como fones de ouvido e leggings dotadas de cafeína, supostamente para ajudar a afinar as coxas. As roupas, como tudo o mais na vida moderna, agora são "multitarefas".
Na lojas Uniqlo, as vitrines promovem algo chamado "UV Cut" (corte de UV); lá dentro, cartazes mostram a atriz Charlize Theron em roupas que seriam embebidas em "filtro solar usável".
"Filtra os raios ultravioleta com estilo", proclamam os rótulos nas camisetas de algodão, calças de linho e, paradoxalmente, grossos abrigos de ginástica com capuz com FPS 50 para bloquear a radiação ultravioleta do sol. No departamento masculino da Uniqlo, camisas polo "antiodor" e camisetas antitranspiração "secas e sedosas", que dizem ser "tão secas e confortáveis que parece que você não está usando nada".
Juntamente com as etiquetas de preço na maioria dos produtos da loja, há outras anunciando todo tipo de avanço técnico no design têxtil. Alguns podem ser confusos, como a camisa-vestido que tem uma etiqueta descrevendo seu "fácil cuidado", e outra que avisa: "Unhas, itens pontiagudos e fechos de joias e bolsas podem causar danos. Seja cuidadosa".
Becky Worley, uma correspondente de TV americana, cheirou um par de leggings com cafeína no "Good Morning America" e disse: "Elas não cheiram a café. Na verdade, cheiram a alguma fruta". O blog de moda Styleite seguiu com um post que declarou: "Não, meias embebidas em cafeína não vão ajudá-la a emagrecer". Esses leggings, que custam US$ 50, estão vendendo loucamente.
Moda funcional tornou-se expressão mágica na indústria da confecção, e isso é resultado do marketing destinado a manter os consumidores envolvidos com roupas descartáveis. Também é o resultado da necessidade de justificar preços mais altos causada pelo aumento do custo das matérias-primas como algodão e lã. Isso não quer dizer que as roupas que protegem contra UV, por exemplo, não sejam eficazes, embora seus poderes, geralmente, durem apenas 30 lavagens.
As inovações podem estar fazendo com que as roupas se tornem mais inteligentes, como os telefones celulares e os carros.
"Hoje, a moda tem que prestar serviço", disse Heather Thomson, fundadora da Yummie Tummie, uma linha que inclui camiseta feita com uma faixa de poliéster e spandex para segurar a barriga.
Talvez fosse bom ter uma jaqueta embebida em um lanche da tarde ou jeans que sugerissem coisas inteligentes para dizer no Twitter. Os fabricantes também estão pensando grande. Na Eastern Mountain Sports, perto da Uniqlo, uma camisa polo de poliéster repele a transpiração, seca rapidamente, resiste ao odor e tem Fator de Proteção Solar 30+.


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