São Paulo, segunda-feira, 21 de junho de 2010

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O valor do mentor nas empresas

Por EILENE ZIMMERMAN

Dúvida. As pessoas costumam ser informadas de que é importante ter um mentor para que desenvolvam suas carreiras. O que é exatamente um mentor, e como ele pode ajudar?
Resposta. Tradicionalmente, um mentor é uma pessoa em posição hierárquica superior que ajuda um subordinado a desenvolver sua capacidade e a construir relacionamentos. Embora essa definição ainda se sustente, os limites se alteraram um pouco, diz Lois Zachary, presidente da Leadership Development Services, do Arizona.
O protegido, ou seja, a pessoa que recebe as atenções do mentor, deixou de ser alguém que aprende passivamente e se tornou alguém que realiza aprendizado ativo e orienta o processo, segundo Zachary. "É muito mais cooperativo agora."
Outras possibilidades incluem um sistema reverso de orientação, no qual um subordinado instrui um superior por algum motivo específico -por exemplo, ensinar alguma capacidade técnica. Há outras formas de orientação em grupos ou entre colegas de igual posição.
Os mentores podem abrir oportunidades a experiências de trabalho.
"Podem ajudar uma pessoa a identificar o que deseja conquistar", diz Holly Tompson, analista e treinadora de executivos no i4cp, ou Institute for Corporate Productivity.

Dúvida. O que faz de alguém um bom mentor, e como procurar um?
Resposta. Primeiro, identifique o que você quer conquistar, diz Tompson. "Quando um profissional descobre isso, se pergunta quem é bom e quem ele admira naquela área", diz ela. "E, se ainda não sabe, deve procurar ajuda de seus orientadores."
Nem todo o mundo funciona bem como mentor. Pessoas muito egoístas, que adoram se ouvir falar ou que parecem não ter tempo livre para ajudar provavelmente não são boas escolhas, diz Stephen Xavier, presidente do Cornerstone Executive Development Group, na Carolina do Norte.
"Bons mentores", ele diz, "estabelecem metas junto a seus protegidos, fazem perguntas, ouvem e criam situações informais que permitam que eles sejam apresentados a pessoas de alta visibilidade na empresa".

Dúvida. Quais são as responsabilidades de um protegido, e o que ele deve esperar de seu mentor?
Resposta. Estabelecer parâmetros, entre os quais quando, onde e de que modo os encontros entre os dois ocorrerão, e se o protegido fará anotações. E sempre estabelecer normas de confidencialidade. Também é necessário definir objetivos, diz Zachary.
É importante preparar uma agenda e estar pronto a fazer perguntas e a descrever seu trabalho desde a reunião anterior, diz Debra Benton, especialista em treinamento de executivos.
"Não se impressione com seu mentor a ponto de parar de pensar de forma autônoma ou questionar o raciocínio dele", ela recomenda.

Dúvida. Por que alguém aceitaria se tornar mentor?
Resposta. Um bom "karma" profissional por ajudar os outros, além de outros benefícios mais concretos. Os executivos de alto escalão se preocupam com o seu legado, diz Tompson. "São pessoas que dedicaram décadas a um determinado setor e agora têm a chance de ajudar a dar forma ao futuro, tanto em sua organização quanto no setor em geral."


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