São Paulo, segunda-feira, 24 de outubro de 2011

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Marcas de luxo para lojas de massa

Por KATE MURPHY

Faz um mês que a Target lançou sua coleção Missoni for Target, e os consumidores limparam as prateleiras da rede varejista americana, além de terem tirado do ar o site da empresa na internet. Mas, como foi o caso com algumas coleções anteriores de "masstige" em edição limitada (o termo designa produtos de prestígio feitos para as massas), o frenesi continuou no mercado, com artigos esgotados sendo oferecidos a preços inflados no eBay, Craigslist e por lojas que vendem por consignação.
"Tentar acompanhar os pedidos está sendo uma loucura total", disse Susan Mayorga, 47 anos, vendedora na eBay conhecida como Deals818. Ela comprou vestidos e blusas de frio da Missoni for Target e os vem revendendo por entre US$ 100 e US$ 200 a mais que o preço do varejo. "Eu olho para o que outros vendedores estão conseguindo e me acho idiota por não pedir mais."
As transações feitas no mês passado revelaram que as peças estão sendo revendidas com ágio de 25% a 400%. O maior preço pago no eBay pela cobiçada bicicleta multicolorida Missoni for Target, que custava no varejo US$ 399,99, foi US$ 1.279,95.
Grandes estilistas vêm criando linhas masstige, também conhecidas como marcas "diffusion" e "bridge", há décadas. Mas, desde que Karl Lagerfeld criou sua linha única para a empresa varejista sueca H&M em 2004, as colaborações de curta duração entre grandes estilistas e lojas de departamento são aguardadas ansiosamente. Já começou a contagem regressiva para a coleção de Jason Wu para a Target, que chega às lojas em fevereiro.
Em função do clima calculado de urgência que as acompanha, muitas dessas coleções de edição limitada não apenas têm motivado corridas às lojas, apesar da fase difícil da economia, como também vêm mantendo ou superando seu valor, anos depois de lançadas.
Um casaco preto com paetês Karl Lagerfeld para H&M de 2004 que custou originalmente US$ 119 agora é vendido por cerca de US$ 230, e sapatos azuis metálicos de salto da Jimmy Choo para H&M, que custavam US$ 129 na loja, hoje são vendidos por cerca de US$ 270.
Em agosto, Linda Lightman, da Pensilvânia, proprietária da Linda's Stuff -uma loja no eBay especializada em roupa feminina de grife- vendeu por US$ 219 uma bolsa de edição limitada Mulberry for Target (que custou US$ 49 quando foi vendida nas lojas).
"O lance inicial no eBay foi US$ 29", disse ela. "Muitas de minhas clientes vivem na Europa ou na Ásia, onde não há lojas Target."
Contrastando com isso, linhas "diffusion" mais caras que estão disponíveis em lojas de departamentos de Nova Jersey a Hanói -como a DKNY (Donna Karan) ou a CK (Calvin Klein)- geralmente são revendidas com descontos de 30% e 75% no preço original, dependendo da condição do artigo, disse Lightman.
Uma compradora do Havaí não se importou em pagar caro por um vestido Missoni.
"Basta olhar o vestido para saber que é Missoni, mesmo que seja da Target", disse Teri Clark, 49, que pagou no eBay US$ 285 por um vestido Missoni for Target que custavaUS$ 59,99.


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