São Paulo, segunda-feira, 25 de abril de 2011

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ARTE EM NOVA YORK

Shows de sucesso tentam reprises

Em teatros menores, potencial de lucro e nenhum marketing

Por PATRICK HEALY

Um grupo de produtores de teatro está levando antigos sucessos da Broadway para fora da Broadway, o circuito chamado off-Broadway, onde os custos são menores, e o potencial de lucros é significativo. O primeiro teste, "Avenue Q", ganhou um prêmio Tony de melhor musical.
O show custou US$ 3,5 milhões na montagem na Broadway em 2003; outros US$ 4 milhões foram gastos somente em marketing em seu primeiro ano. Em 2009, o show não fazia mais muito sucesso, mas "Avenue Q", com seus astros bonecos de boca suja, havia se tornado uma marca.
Os produtores levaram o show para um teatro menor fora da Broadway, onde os custos semanais caíram dois terços em 2009 e recuperaram todo o investimento em 13 semanas. Somente US$ 700 mil foram gastos em marketing naquele primeiro ano.
Neste verão, eles pretendem reviver "Rent", outro vencedor do Tony que ficou em cartaz por 12 anos. A montagem do musical off-Broadway vai custar US$ 1,5 milhão.
"Minha função é explorar 'Rent' ao máximo", disse Jeffrey Seller, um dos produtores. "Nossa aposta é que 4.000 pessoas por semana ainda vão querer ver esses shows, a US$ 80 por lugar, em vez de 8.000 por semana na Broadway a US$ 120 o lugar."
Mas nem todos os shows têm esse nome de marca vital: o produtor veterano Barry Weissler considerou adotar a mesma medida para seu musical "The Scottsboro Boys", mas concluiu que não ia bem o suficiente para evitar uma cara campanha de marketing.
Alguns produtores veem um futuro mais cor-de-rosa para as 30 casas comerciais off-Broadway, que têm entre 99 e 499 assentos e são um lugar duro para ganhar dinheiro.
Geralmente, os shows de sucesso se movem de fora da Broadway para a Broadway, sejam musicais como "Hair" e "A Chorus Line" ou peças como "Torch Song Trilogy" e "Doubt".
Além disso, a maioria desses shows começa em teatros off-Broadway e sem fins lucrativos; a paisagem fora da Broadway que visa lucros passou por ciclos de festa e fome durante décadas.
Os produtores dos novos "Rent" e "Avenue Q" com fins lucrativos esperam que sua abordagem pelo menos estabilize a off-Broadway comercial, que já foi vibrante com shows em longas temporadas.
"Eu acho que o que os produtores de 'Rent' e 'Avenue Q' estão tentando é muito importante, porque é difícil fazer uma marca acontecer off-Broadway, com sua visibilidade menor", disse Daryl Roth, uma produtora veterana.
Enquanto 70% dos shows da Broadway perdem dinheiro, acredita-se universalmente que a porcentagem seja ainda maior fora da Broadway. Além disso, poucos espetáculos off-Broadway enriquecem alguém, ao contrário de "Wicked" da Broadway (que ganhou US$ 542 milhões até agora) ou mesmo "Rent" (US$ 274 milhões).
As recompensas de produzir fora da Broadway começaram a declinar há uma década, enquanto os custos de mão de obra aumentaram, e os astros começaram a gravitar para a Broadway. Os produtores decidiram dobrar seus investimentos e aplicá-los em um show da Broadway na esperança de sucesso. Off-Broadway vendeu US$ 30 milhões em ingressos na temporada 2009-10; a Broadway vendeu cerca de US$ 1 bilhão.
Essa última estratégia não deixa de ter armadilhas potenciais. Os públicos são instáveis; "Rent", uma história do início dos anos 1990 inspirada na ópera "La Bohème", pode parecer antiga -ela fez extensas turnês e teve uma versão para o cinema em 2005 (o show estreia em 11 de agosto).
Alguns artistas podem se queixar de que o dinheiro e o público estão indo para coisas antigas, em vez de obras inovadoras como "Rent".
O recente renascimento comercial de "Our Town" fora da Broadway ilustra o desafio de fazer negócios à moda antiga. A montagem do show custou apenas US$ 400 mil, ele obteve críticas excelentes, ficou em cartaz 18 meses e faturou mais de US$ 4 milhões. Mas apenas pagou os custos. O espetáculo tinha um grande elenco de 25 atores, mais aluguel mensal, marketing e outros custos, e as vendas de ingressos não conseguiram cobrir as despesas em algumas semanas.
A off-Broadway comercial tem alguns sucessos recentes como "Freud's Last Session" e "Love, Loss, and What I Wore".
"O maior sucesso financeiro para mim", disse Scott Morfee, um produtor de "Our Town", "foi que 50 pessoas ganharam a vida no teatro durante 18 meses, com benefícios de saúde e aposentadoria, durante 2009 e a metade de 2010, enquanto muitos outros americanos enfrentavam dificuldades."


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