São Paulo, segunda-feira, 28 de março de 2011

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Sugestões de estilo on-line

Olheiros veem, postam e partilham seus favoritos

Por AUSTIN CONSIDINE

Uma nova geração de sites emergentes pode transformar qualquer pessoa de bom senso em consultora de estilo.
Misturando redes sociais e a obsessão de alguns por tudo que seja belo, surgiram recentemente sites como o Fancy (thefancy.com) e o Svpply (svpply.com), permitindo que os usuários adquiram ou sonhem com roupas, objetos de arte e "gadgets".
Joseph Einhorn, fundador do Fancy, estima que cerca de 10 mil usuários tenham se cadastrado desde setembro.
"A indústria da mídia anda realmente focada em tentar levar as versões físicas das suas revistas e adaptar seu aspecto e jeito para a internet", disse Einhorn. "A experiência aqui é realmente como arrancar a página de uma revista."
Para contribuir, os usuários utilizam um "marcador de páginas" nos seus navegadores. Quando veem algo que gostam em outro site, em alguns cliques selecionam a imagem, descrevem-na e a adicionam ao seu feed pessoal, onde é automaticamente linkada para a página de origem. O aplicativo Fancy para iPhone permite que o usuário fotografe coisas bacanas nas ruas, incluindo-as na web com sua localização geográfica.
Usuários "seguem" outros cujos gostos sejam compatíveis. Algoritmos que avaliam a popularidade de um item e o histórico do autor do link decidem o que vai para a página inicial. Usuários que geram muito interesse recebem diversos títulos honoríficos, tais como "editor" e "diretor de arte".
A fotógrafa, estilista e designer alemã Seema Hamid, atual "editora-chefe" do Fancy, parece ter atraído seguidores com seu apurado senso estético e suas contribuições frequentes. E, como qualquer usuário esperto das redes sociais, ela usa o Fancy para promover seu próprio trabalho.
"É uma grande plataforma para partilhar minha estética de design e fotografia com o restante do mundo", afirmou Hamid, que vive em San Francisco. "Faço muitas fotos de moda, e o Fancy vem bem a calhar, já que posso etiquetá-las com o nome do designer e os links, e, se você realmente quiser, pode comprar as roupas" -bastam alguns cliques.
O Svpply.com também usa um sistema de marcador e tem sua comunidade de usuários e seguidores, mas é mais voltado para as compras. Para tentar garantir que todos os itens estejam à venda, o site utiliza o retorno dos usuários, uma equipe própria e um software de rastreamento. Usuários e clientes podem programar as buscas por categoria (calçados, vestuário, tecnologia etc) e preço.
Zach Klein, fundador do Svpply, comparou o site a espiar vitrines numa loja só com coisas que a pessoa goste. A Amazon.com, disse ele, "é um destino para algo específico", enquanto o Svpply está "descobrindo que as pessoas têm prazer em novamente 'dar uma olhada'".


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