São Paulo, segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

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Sinta o perfume e conheça seu criador

Por TERRY TRUCCO

Como criador de mais de cem fragrâncias, incluindo clássicos como Envy de Gucci e Tocade de Rochas, Maurice Roucel é um astro perfumista. Mas, ao contrário de gerações de criadores de perfumes antes dele, Roucel é conhecido além dos confins da indústria de fragrâncias.
Os entusiastas do setor discutem suas criações na internet. Os críticos de perfumes elogiam seus preparados assim como críticos de gastronomia resenham o jantar de um chef três-estrelas.
E, embora Roucel passeie pelas ruas de Paris ou Nova York sem ser perturbado, ao contrário de ícones das fragrâncias como Mariah Carey ou 50 Cent, ele admite: "Hoje sou mais famoso que antes". "Conheça o perfumista" é a última trama da indústria de fragrâncias para atrair clientes. Após recrutar estilistas e celebridades para distinguir um perfume de outro, a indústria eliminou a aura de sigilo que durante muito tempo cercou os perfumistas e agora usa os criadores para ajudar a vender seus produtos.
O status de astro nascente dado aos perfumistas marca uma mudança na comercialização das fragrâncias. Os perfumes de estilistas e celebridades pairam nos reinos da imagem e aspiração, prometendo borrifar no usuário um pouco da criatividade ou da fama do nome. Exibir o perfumista muda a ênfase.
"O perfumista traz de volta o romance da fragrância", disse Bettina O'Neill, vice-presidente de cosméticos da Barneys New York. "Com as celebridades, o romance tem a ver com sua aparência e o que elas fazem. Mas, com o perfumista, tem a ver com a arte de criar a fragrância."
Os fãs que conhecem os perfumistas ainda são poucos, mas suas fileiras estão crescendo. "O mistério pairou durante tantos anos, que acho que as pessoas não pensavam em quem criava as fragrâncias", disse O'Neill. "Mas, se você é apaixonado por alguma coisa, vai querer conhecer quem a fez."
Publicações de moda cada vez mais citam os perfumistas pelo nome. Entre os mencionados com frequência estão perfumistas de casas de moda como Jean-Claude Ellena, da Hermès, criador de Kelly Calèche, e Jacques Polge, da Chanel, que criou Coco Mademoiselle.
As marcas feitas pelos perfumistas empregados por grandes fabricantes, como International Flavors and Fragrances e Givaudan, têm menor probabilidade de divulgar o criador de um perfume. As companhias veem a fabricação de fragrâncias como uma colaboração que envolve diretores de arte, consultores e clientes, assim como perfumistas -"um esforço de equipe", disse Rochelle Bloom, presidente da organização setorial Fragrance Foundation.
E os fabricantes da maioria dos perfumes de estilistas e celebridades preferem manter a atenção na pessoa ligada às fragrâncias.
"Um número surpreendente de pessoas ainda acha que, quando um estilista ou uma celebridade lança um perfume com seu nome, eles mesmos o fizeram", disse Robin Krug, editor do blog de fragrâncias Now Smell This.
Os perfumistas devem sua fama cada vez maior a Frédéric Malle, cuja empresa de luxo, a Editions de Parfum, foi a primeira a celebrar os perfumistas pelo nome. Um rótulo preto em cada frasco identifica o perfumista, como o nome do autor na capa de um livro.
E cada butique Frédéric Malle, incluindo sua nova loja na Madison Avenue, exibe uma série de fotos em preto-e-branco emolduradas dos perfumistas que criaram as fragrâncias.
Embora os profissionais que ele selecionou, todos veteranos das grandes casas fabricantes, tivessem pouca experiência de contato com o público, Malle não hesitou em colocá-los sob o refletor.
"Eles eram interessantes e modestos, e eu me apaixonei por eles", disse. "E achei que o público também gostaria de conhecê-los."


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