São Paulo, domingo, 04 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

opinião

"Não é o fim do mundo"

Paulo Artaxo é professor do Instituto de Física da USP e membro do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU). Sua avaliação sobre a imprensa:

 

"Eu achei a cobertura jornalística sobre o relatório do IPCC extremamente alarmista e sensacionalista em geral. Na questão do aquecimento global não se trata do "fim do mundo" nem de extermínio parcial da humanidade, como algumas revistas e alguns jornais especularam. Nem mesmo as organizações ambientais tiveram uma abordagem alarmista como a imprensa teve.
Na verdade, a humanidade tem uma excelente oportunidade de implantar o chamado desenvolvimento sustentável e respeitar mais o meio ambiente global. A questão trata de uma problemática muito séria, mas que deve ser abordada de modo construtivo, e não alarmista.
No caso brasileiro, por exemplo, precisamos reduzir urgentemente as emissões de queimadas, e isso será positivo para toda a sociedade brasileira. A imprensa também não explorou o quadro bastante favorável que o Brasil possui nesta área (com exceção da questão das queimadas na Amazônia), com uma matriz energética muito limpa e um programa de biocombustíveis que é um exemplo ao mundo.
A imprensa tem sempre a tendência (infantil, eu acho) de procurar quem são os "vilões" das histórias, quando na verdade em geral não há. Não há inocentes nem vilões na questão de aquecimento global. A imprensa deveria ter explorado a falta de preparo do governo brasileiro, onde não há qualquer plano estruturado envolvendo as partes interessadas".


Texto Anterior: O futuro, sem exageros
Próximo Texto: Matéria paga
Índice
Marcelo Beraba é o ombudsman da Folha desde 5 de abril de 2004. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Marcelo Beraba/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue 0800 0159000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.