São Paulo, domingo, 04 de março de 2007 |
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opinião "Não é o fim do mundo"
Paulo Artaxo é professor
do Instituto de Física da
USP e membro do IPCC
(Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU). Sua avaliação
sobre a imprensa: "Eu achei a cobertura jornalística sobre o relatório do IPCC extremamente alarmista e sensacionalista em geral. Na questão do aquecimento global não se trata do "fim do mundo" nem de extermínio parcial da humanidade, como algumas revistas e alguns jornais especularam. Nem mesmo as organizações ambientais tiveram uma abordagem alarmista como a imprensa teve. Na verdade, a humanidade tem uma excelente oportunidade de implantar o chamado desenvolvimento sustentável e respeitar mais o meio ambiente global. A questão trata de uma problemática muito séria, mas que deve ser abordada de modo construtivo, e não alarmista. No caso brasileiro, por exemplo, precisamos reduzir urgentemente as emissões de queimadas, e isso será positivo para toda a sociedade brasileira. A imprensa também não explorou o quadro bastante favorável que o Brasil possui nesta área (com exceção da questão das queimadas na Amazônia), com uma matriz energética muito limpa e um programa de biocombustíveis que é um exemplo ao mundo. A imprensa tem sempre a tendência (infantil, eu acho) de procurar quem são os "vilões" das histórias, quando na verdade em geral não há. Não há inocentes nem vilões na questão de aquecimento global. A imprensa deveria ter explorado a falta de preparo do governo brasileiro, onde não há qualquer plano estruturado envolvendo as partes interessadas". Texto Anterior: O futuro, sem exageros Próximo Texto: Matéria paga Índice Marcelo Beraba é o ombudsman da Folha desde 5 de abril de 2004. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
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